A “dolce vita” de Michelle Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ministério da Economia

Atuante em causas sociais, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, costuma participar na Esplanada dos Ministérios de chás da tarde e de reuniões sobre assuntos relacionados a pessoas com deficiência, além de cuidar da gestão do Pátria Voluntária, programa social comandado por ela.

Como os compromissos da esposa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não são divulgados publicamente, o Metrópoles levantou registros de presença dela nas agendas oficiais dos ministros de Estado. Foi utilizado o período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de outubro de 2021.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, é a integrante da Esplanada que mais recebe a primeira-dama. Foram 14 reuniões desde o começo do mandato de Bolsonaro. Um desses encontros foi classificado como “chá da tarde”.

Michelle e Damares são frequentemente vistas juntas e sempre trocam elogios. Em 21 de agosto, um avião da Força Aérea Brasileira requisitado pela ministra levou sete parentes de Michelle a São Paulo para um evento do Pátria Voluntária. Na noite do mesmo dia, Damares e Michelle participaram na capital paulista do aniversário do maquiador e influenciador digital Agustin Fernandez, amigo das duas.

“Chá da tarde” também foi motivo de uma agenda da primeira-dama com a outra única integrante do sexo feminino na Esplanada, Tereza Cristina, titular da Agricultura.

Na solenidade de posse de Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019, Michelle surpreendeu ao discursar na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desde então, a tradução simultânea em Libras passou a ser regra em eventos no Palácio do Planalto, em ministérios e até mesmo nas lives presidenciais, que sempre contam com intérpretes da língua.

A pauta é tema de agendas da primeira-dama, que costuma tratar do ensino bilíngue para surdos e de políticas para educação de pessoas com deficiência com ministros envolvidos na área, em especial na Educação, onde tem reuniões frequentes.

Na gestão de Ricardo Vélez, que ficou apenas três meses no cargo, houve apenas uma agenda. Sob Abraham Weintraub, não há registros de idas da primeira-dama ao MEC.

A situação mudou com a chegada do pastor Milton Ribeiro, que, assim como Michelle, é evangélico. Na agenda do pastor presbiteriano, há registros de sete reuniões com a primeira-dama. Entre os assuntos tratados, estão orçamento, Política Nacional de Educação Especial e ensino bilíngue para surdos nas escolas militares do governo federal.

Ainda no primeiro ano de mandato de Bolsonaro, Michelle foi designada presidente do conselho do Pátria Voluntária, programa criado para estimular e valorizar o trabalho voluntário no país. A iniciativa é coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, por meio de uma Secretaria Executiva.

O Pátria Voluntária promove campanhas periódicas destinadas à arrecadação de agasalhos e de brinquedos para populações carentes. O objetivo do projeto é firmar convênios entre o governo, as organizações da sociedade civil e o setor privado.

Segundo a assessoria de imprensa do programa, há mais de 2 mil entidades e 17 mil voluntários cadastrados. Em dois anos de funcionamento, mais de 1,6 milhão de brasileiros foram beneficiados pelas ações.

Como parte das iniciativas, Michelle esteve nos ministérios da Economia, da Agricultura, das Relações Exteriores, da Cidadania, da Saúde e da Defesa a fim de arrecadar doações de servidores para o projeto. Nem todas essas visitas constam nas agendas dos ministros, mas há registros fotográficos.

Três ministérios foram desconsiderados do levantamento porque não há registros de agenda dos ex-titulares, são eles: Advocacia-geral da União (AGU); Ministério da Cidadania; e Ministério da Saúde.

Como não foi possível localizar as agendas dos ministros que deixaram os cargos, a reportagem desconsiderou o ministério para uma comparação justa com os demais órgãos do Executivo.

O Metrópoles entrou em contato com as três pastas citadas para ter acesso às agendas dos ex-integrantes, mas não houve retorno até a quarta-feira (10/11)

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf