A partir de hoje, síndicos têm que denunciar violência doméstica

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Marcia Yamamoto

Entrou em vigor nesta 2ª feira (15.nov.2021) a lei que obriga os síndicos que atuam no Estado de São Paulo a denunciarem casos de violência doméstica e familiar que ocorram em seus condomínios. A denúncia deve ser realizada em até 24 horas depois do episódio de violência.

Para denunciar, não é necessário ter certeza de que um episódio de violência está acontecendo. Uma suspeita é suficiente para acionar a polícia. Os denunciantes devem fornecer o máximo de informações possíveis sobre a vítima e, se possível, sobre o agressor.

Com a nova lei, os condomínios também devem fixar cartazes e avisos por toda área compartilhada para incentivar os condôminos a repassarem para o síndico eventuais episódios de violência.

A lei é válida para qualquer indício de violência, seja contra mulheres, idosos ou crianças em espaços públicos ou privados. A proposta foi aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em agosto deste ano e sancionada pelo governador João Doria (PSDB) em setembro.

O texto original previa aplicação de uma multa de R$ 1.454,50 e R$ 2.909,00 em caso de recorrência de omissão por parte da administração do condomínio. O trecho foi vetado por Doria.

Um projeto de lei semelhante, de autoria do senador Luiz do Carmo (MDB-GO), tramita no Congresso. A proposta amplia a responsabilidade da denúncia para moradores do condomínio, além dos síndicos. Em caso de omissão, pode ser aplicada multa, e o administrador do condomínio ser destituído da função.

Poder 360

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf