Alcolumbre mantém bloqueio à sabatina de Mendonça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), rechaçou ontem os pedidos de afastamento do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), que foi acusado de praticar “rachadinha” em seu gabinete. Pacheco disse que Alcolumbre “merece respeito” e “tem todo o direito” de se defender.

“O presidente Alcolumbre tem todas as condições de presidir a CCJ. Foi eleito pelo voto do Amapá, é um ex-presidente da Casa que merece meu respeito e tem direito de se defender de acusações. Não há motivo para afastamento de Davi e de nenhum outro senador”, afirmou Pacheco após participar do Fórum de Integração Brasil/Europa, que acontece em Lisboa (Portugal).

Em seguida, o presidente do Senado voltou a dizer que a Casa deverá sabatinar, ainda este ano, o ex-ministro da Justiça André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro em julho para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). “Tenho muita confiança de que isso [sabatina de Mendonça] pode acontecer no fim de novembro e início de dezembro”, disse.

Segundo ele, a realização dessa sabatina vai “melhorar o ambiente” na Casa. “Houve uma decisão de realizar o esforço concentrado. Todos os presidentes de comissão estão cientes de que é uma oportunidade para sabatinas. Minha pretensão é esgotar as indicações que estão pendentes. Quero muito chegar ao fim do ano com esse assunto resolvido”, emendou.

Apesar disso, nos bastidores, Alcolumbre ainda tenta resistir à pressão. Na semana passada, ele reuniu-se com integrantes da CCJ, em conversa fechada, para discutir o impasse. O Valor apurou que, no encontro, o senador do Amapá deu a entender que não haverá tempo hábil para apreciação da escolha de Mendonça durante o próximo esforço concentrado.

Segundo uma fonte, o senador ponderou que uma sabatina para o STF tem duração de aproximadamente seis ou oito horas, o que atrapalharia outras indicações que também estão pendentes. Por conta dessa postura, o presidente da CCJ ouviu alguns alertas. Um senador de uma importante bancada avisou Alcolumbre que ele não terá como explicar mais esse adiamento. Neste sentido, o senador foi advertido que não terá apoio de algumas das siglas mais significativas da Casa.

Um dos fatores que ajudou a elevar ainda mais a temperatura entre Alcolumbre e o governo Bolsonaro foram as acusações de que ele teria praticado “rachadinha” dentro de seu gabinete.

A denúncia veio à tona em reportagem publicada pela revista Veja, mas o presidente da CCJ enxerga nesses “ataques” uma operação “orquestrada” como retaliação por ele não ter apreciado o nome de Mendonça.

O caso também fez com que alguns senadores, a maioria deles do Podemos, pedissem o afastamento de Alcolumbre da presidência da CCJ, o que ele rejeita. Nos últimos dias, Alcolumbre avisou a interlocutores que não vai abrir mão do controle do colegiado. Em vez disso, a ideia é que, nas próximas semanas, o senador do Amapá use a tribuna do Senado para se defender das acusações.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf