Anvisa diz que dá pra retardar chegada de variante Ômicrom ao país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Para o presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, é quase impossível que a variante a B.1.1.529, identificada nesta semana na África do Sul, não entre no Brasil. Ele afirma que é possível retardar a entrada dessa nova cepa do coronavírus com a adoção de restrições.

“Vamos tentar retardar, diminuir, fazer com que chegue em menor número”, disse o diretor-presidente da agência ao UOL News, programa do Canal UOL.

Torres não descarta a possibilidade de que a variante tenha chegado ao Brasil: “É possível que esse vírus tenha viajado e já esteja em outros locais do mundo — tanto é que, no sul da África, já são seis países [que detectaram a B.1.1.529].”

O grupo de seis países citados por Barra Torres é composto por: África do Sul, Botsuana, Eswatini (ex-Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A Bélgica anunciou hoje que identificou um caso da variante, o primeiro na Europa.

A identificação da nova variante do coronavírus foi anunciada ontem por pesquisadores da África do Sul, preocupando a OMS (Organização Mundial de Saúde) e outros países do mundo, que já começaram a fechar fronteiras.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje que recomendará a todos os países da UE (União Europeia) que suspendam voos de e para países sul-africanos onde a variante já foi identificada.

Hoje pela manhã, a Anvisa publicou uma nota técnica recomendando ao governo a adoção de restrições em aeroportos para pessoas que tenham passado por um dos seis países citados por Barra Torres.

Na nota, a Anvisa recomendou a quarentena para brasileiros ou residentes legais que tiverem passado por um desses países nos 14 dias que antecedem a entrada no Brasil.

A efetivação das medidas depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, Ministério da Infraestrutura e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Na entrevista ao UOL News, Barra Torres reforçou a recomendação da Anvisa, dizendo que a medida “já está sendo adotada por um número crescente de países”. “Precisamos nos proteger dessa variante que parece, de fato, ser motivo de preocupação”, afirmou.

A variante identificada no sul da África tem uma proteína de espigão diferente daquela do novo coronavírus original, na qual se baseiam as vacinas contra covid-19 — e isso aumenta a preocupação de que a B.1.1.529 possa “escapar” da proteção de vacinas.

Hoje mais cedo, porém, embora tenha falado em uma “nova onda” da covid-19, em um momento em que a Europa impõe restrições contra a alta no número de casos do vírus, Bolsonaro rebateu a sugestão de um apoiador que pedia o “fechamento” de aeroportos.

“Não vai vedar, rapaz. Que loucura é essa? Fechou o aeroporto, o vírus não entra? Já está aqui dentro”, disse Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, em gravação feita pelo canal Foco do Brasil, no YouTube.

A fala sucedeu uma recomendação da Anvisa para que o governo federal passe a exigir a apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 para quem estiver vindo de outros países ao Brasil.

Ainda ontem o ministro da Justiça, Anderson Torres, se mostrou contrário ao entendimento da Anvisa, dizendo que um certificado de vacinação contra a covid-19 “não impede a transmissão da doença”. Hoje, porém, voltou a defender a medida, lembrando que há países onde a febre amarela é muito presente no contexto local e que, por isso, se exige um comprovante de vacinação contra a doença.

“Não há nada novo sendo criado: só há uma extensão para a covid-19”, pontuou, lembrando que, nas escolas, também é comum que pais e responsáveis tenham que provar que a carteira vacinal da criança está em dia para a matrícula ser efetivada. “Se não houver, minimamente, barreiras sanitárias que digam ‘venha, mas venha vacinado’, entendemos que isso pode ser um risco desnecessário de correr e fácil de evitar.”

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf