Após Fernanda, Gilberto Gil vira imortal das letras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Hannes Magerstaedt/Getty Images

Na tarde desta quinta-feira, 11, o cantor Gilberto Gil, de 79 anos, foi, enfim, condecorado com o título de imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), com 21 votos dos 34 votos. Novo ocupante da cadeira de número 20, Gil era um desejo antigo da Academia, que vem se aproximando do grande público nos últimos anos. No páreo estavam também o poeta Salgado Maranhão e o escritor Ricardo Daudt, com nenhum.

”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi.

Nascido em Salvador, em 1942, Gilberto Gil iniciou sua carreira no acordeom ainda nos anos 50, inspirado por Luiz Gonzaga. Pouco depois, foi, ao lado de Caetano Veloso, um dos grandes expoentes da tropicália, se consolidando como um dos nomes mais consagrados da música popular brasileira. Seu prestígio fez com que ele fosse nomeado “Artista pela Paz”, da UNESCO, em 1999, assumisse o posto de Ministro da Cultura durante o governo Lula, entre 2003 e 2008. Para fazer parte da ABL, porém, o cantor tinha que ter ao menos um livro publicado — pré-requisito que cumpriu em 1996, com a publicação de Todas as Letras, obra que reúne mais de 470 canções de sua autoria.

Antes dele, o último ocupante da cadeira foi o acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, falecido no dia 27 de maio de 2020. Passaram por ela também Salvador de Mendonça (fundador), o patrono Joaquim Manuel de Macedo, Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares. Até o final do ano, a instituição ainda deve eleger novos ocupantes para as cadeiras de Alfredo Bosi (12ª), Marco Maciel (39ª) e Tarcísio Padilha (2ª), mortos este ano.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf