Após PTB, PP e PL, PSC é cogitado para abrigar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reila Maria (esq.) e Pablo Valadares (dir.) / Câmara dos Deputados

Sem uma definição sobre o destino de Jair Bolsonaro em 2022, parte dos aliados do presidente filiados ao PSL avalia migrar para um partido menos cotado pelo chefe do Executivo, o PSC. Hoje, Bolsonaro está mais próximo do PP e do PL, dois expoentes do Centrão.

Em negociação que começa a ganhar força, pelo menos quatro deputados federais da ala bolsonarista do PSL estão em conversas com o PSC, que já abrigou Bolsonaro entre 2016 e o início de 2018. Eles querem estender o convite ao próprio Bolsonaro.

— É um partido que pode pacificar a coisa toda. Até agora, as possibilidades que apareceram trouxeram muita confusão e desconfiança — diz o deputado Bibo Nunes (PSL-RS), aliado do presidente e que pretende levar a proposta ao Palácio do Planalto.

Além de Nunes, avaliam seguir para o PSC os deputados Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP), Coronel Chrisóstomo (RO) e Marcelo Brum (RS). A conversa tem se dado com o presidente nacional do PSC, o ex-deputado Marcondes Gadelha.

Por outro lado, parte da bancada prefere aguardar a definição de Bolsonaro e o acompanhará. Esse é o caso, por exemplo, dos deputados Sanderson (PSL-RS), Vitor Hugo (PSL-GO) e de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

— A ideia de boa parte é acompanhar o presidente. E, mesmo que esse grupo se disperse, estará ao lado dele na campanha de 2022 —afirma Sanderson.

O deputado Filipe Barros (PSL-PR) também avalia que haverá bolsonaristas em diversos partidos na próxima disputa eleitoral.

— Acho que não vai ter isso de todos irem para um partido só. Vai depender da conversa dos deputados em cada estado. Eu, por exemplo, tenho convites de PP e PL — afirma.

Radicais preocupam
Para o deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO), ainda não é possível ter certeza sobre a chegada de parlamentares a seu partido. Ele diz, porém, que a legenda tem interesse em abrigar o presidente da República

—O PSC, recentemente, já fez vários convites para que o Bolsonaro viesse para o nosso partido. Eu mesmo já o convidei várias vezes, falei que o partido é a cara dele. Mas o presidente ainda está analisando qual é a melhor escolha.

No PL, uma liderança da legenda disse ao GLOBO que há preocupação com a migração de parlamentares “muito radicais”. Ele diz, porém, que se o partido for a escolha do presidente, essas transferências precisarão ser acertadas.

O PSC, considerado como destino por alguns bolsonaristas, esteve no centro de escândalos recentemente. O então presidente nacional da legenda, Pastor Everaldo, que disputou a Presidência da República em 2014, foi preso em agosto de 2020 e solto em julho de 2021. Apontado como líder de um grupo que atuava no governo do Rio, ele foi alvo da Operação Tris in Idem, da Polícia Federal, que investigou desvios na área da saúde no estado.

A mesma operação afastou do cargo o então governador do Rio, Wilson Witzel, também do PSC, que foi eleito com o apoio de Bolsonaro. Em abril deste ano, Witzel deixou definitivamente o cargo, após sofrer um processo de impeachment.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf