Aras quer que Aécio seja julgado no STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ANDRESSA ANHOLETE / AFP

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o retorno ao Supremo Tribunal Federal (STF) de duas ações que dizem respeito ao deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) no caso JBS e que hoje tramitam na Justiça Federal de São Paulo. O parlamentar virou réu sob a acusação de ter recebido propina de R$ 2 milhões da empresa.

A denúncia foi oferecida ao Supremo em 2017 pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot, e recebida pela Primeira Turma da Corte em abril de 2018. À época, Aécio ainda era senador. Mas o caso foi remetido à primeira instância pelo fato de o tucano ter deixado de ser senador, e os fatos terem ocorrido em mandato anterior, apesar de sua eleição como deputado federal.

Agora, diante da decisão tomada em maio pela Corte a respeito dos chamados “madatos cruzados”, – senadores que viraram deputados federais e vice-versa – a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo argumentou o caso de Aécio está tramitando perante um “foro incompetente” e, por isso, deve retornar ao STF.

“Como se observa, apesar de inicialmente ter sido aplicado ao Inquérito nº 4519 o entendimento fixado na Questão de Ordem na Ação Penal nº 937, com o consequente declínio de competência para a primeira instância, verifica-se que houve alteração substancial na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal com a consolidação do entendimento sobre a competência para processamento e julgamento dos denominados “mandatos cruzados””, argumenta a PGR.

Pela decisão tomada pelo STF e mencionada pela procuradoria, deputados federais e senadores em mandatos cruzados continuam com a prerrogativa de foro privilegiado nos casos de investigações envolvendo mandatos anteriores.

Segundo Lindôra, há o entendimento consolidado na Corte de que o foro por prerrogativa de função alcança os casos denominados de “mandatos cruzados” de parlamentar federal.

Na petição apresentada ao Supremo nesta terça-feira, a subprocuradora também pede a anulação de todos os atos processuais a partir de maio de 2021, quando se deu a decisão do STF a respeito do foro privilegiado.

Recentemente, a PGR também pediu ao STF para que uma ação envolvendo a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), que era senadora e virou deputada federal, volte à Corte pelo mesmo motivo.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf