Armínio Fraga se oferece para ser ministro da Fazenda

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

O economista Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC), disse nesta terça-feira (30/11) que aceitaria voltar ao governo federal como ministro da Fazenda. Mas, segundo ele, isso dependeria de algumas condições. Entre elas, haver apoio na condução da agenda econômica. Fraga, no entanto, não deixou claro em qual governo toparia entrar.

“Depende. Só vale se puder fazer coisas”, disse Arminio ao responder a uma pergunta, em um evento virtual da Latin Lawyer, se assumiria o comando da política econômica do País. O ex-presidente do BC acrescentou que as ideias do governo teriam de ser compatíveis com os seus valores, mas não se esquivou ao deixar claro que, se atendida sua “barra alta” de condições, aceitaria o convite. “Ainda tenho muito a contribuir.”

Fraga, que é sócio da Gávea Investimentos, fez críticas à falta de liderança do presidente Jair Bolsonaro na condução das reformas. “O Brasil é vítima de políticas ruins e más ideias”, afirmou. “A situação no Brasil não é muito confortável, com liderança fraca e ideias ruins.”

Como resultado de incertezas, em especial no campo fiscal, e baixo investimento, o Brasil tem sido incapaz de crescer, e mesmo após a recuperação nos anos seguintes à recessão de 2015-2016, a economia continua em nível 50% abaixo do que já foi, observou o ex-presidente do BC.

Ele considerou que, embora o governo tenha conseguido aprovar algumas “poucas reformas”, o pacote como um todo segue sem atrair novos investimentos ao País. Colocando a reforma administrativa como essencial, junto com a reforma tributária, Arminio assinalou também que os gastos do governo são altos para um país emergente.

Ainda assim, avaliou que o Brasil não é um caso perdido, levando em conta em seu comentário o instinto de sobrevivência da classe política para implementar as medidas estruturais necessárias, além de experiências positivas em alguns governos estaduais e prefeituras. “Está claro que há muito espaço para melhorar”, afirmou Arminio.

Fraga, sócio-fundador da Gávea Investimentos, é um dos economistas mais respeitados do País. Foi presidente do Banco Central no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 1.º de janeiro de 2003. Recentemente, esteve envolvido, junto com o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung, nas articulações para uma eventual candidatura de Luciano Huck à presidência.

Correio Braziliense  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf