Bivar pode ser vice de Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta sinalizou que está fora da disputa presidencial e a cúpula do União Brasil quer o presidente da futura sigla, Luciano Bivar (PSL), como vice em uma chapa encabeçada pelo ex-ministro Sergio Moro (Podemos).

O União Brasil é uma sigla em processo de consolidação. Será formado pela fusão do PSL com o DEM. O novo partido concentrará verba superior a R$ 1 bilhão em fundos eleitoral e partidário.

Em um jantar na terça-feira que reuniu Mandetta com dirigentes de PSL e DEM, o ex-ministro da Saúde chegou a cogitar a intenção de concorrer a deputado federal pelo Mato Grosso do Sul e disse que vai ajudar a estruturar o partido no Estado, com foco em composições visando a corrida presidencial.

O encontro contou com Bivar, o futuro vice-presidente do União Brasil, Antônio Rueda, o secretário-geral da nova legenda, ACM Neto, e o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). O encontro teve um momento tenso, conforme apurou o Valor. A disposição eleitoral de Bivar teria deixado Mandetta contrariado. O ex-ministro se colocava até ontem na condição de presidenciável, e era um dos articuladores das conversas entre outros partidos que pretendem encabeçar uma grande chapa da chamada “terceira via”.

Ao portal G1, Bivar confirmou a desistência de Mandetta. “Ele disse que prefere disputar cargo no Legislativo do Mato Grosso do Sul. Não descartamos apoiar ninguém, entram no radar MDB, PSDB e Podemos, com Moro. Mas também poderemos ter candidatura própria”, afirmou.

Nas redes sociais, Mandetta disse que permanece “à disposição” para a eleição presidencial de 2022. “Eu sempre disse que posso ser candidato ou posso apoiar outro candidato”. O ex-titular da Saúde afirmou também que “a fusão de DEM/PSL vai amadurecer”.

A articulação para que Bivar seja o vice de Moro não é nova. Começou no fim de outubro por intermédio dos deputados Junior Bozzella (PSL-SP) e Renata Abreu, presidente nacional do Podemos. Naquele mês, Bozzella conversou com Moro por telefone sobre uma aliança visando a eleição presidencial, quando o ex-ministro da Justiça ainda vivia nos Estados Unidos e atuava como consultor do escritório Alvarez & Marsal, que atua em recuperações judiciais.

No início de novembro, com a sua equipe de campanha já montada, Moro retornou ao Brasil. Bozzella intermediou o encontro de Bivar com o ex-juiz, que foi informado pelo futuro dirigente do União Brasil sobre a intenção de ser vice na chapa presidencial.

Procurado, Bozzella afirmou que não participou do jantar com Mandetta e que não poderia comentar. Mas disse que o encontro serviu como “freio de arrumação” em razão da indefinição sobre a prévia presidencial do PSDB e do crescimento da intenção de votos em Moro, segundo recentes pesquisas. “Está todo mundo tentando recalcular a rota, a impressão que eu tenho é que há um recolhimento de cacos de tudo que é lado”, disse.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf