Bolsonaro agora mente sobre o clima

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Durante discurso gravado à Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas COP26 nesta segunda-feira (1º/11), o presidente Jair Bolsonaro anunciou novas metas climáticas e afirmou que o Brasil “é parte da solução e não do problema” no enfrentamento às mudanças climáticas. O chefe do Executivo não compareceu pessoalmente ao evento.

“O Brasil é uma potência verde. Temos a maior biodiversidade do planeta, a maior e mais rica cobertura florestal e uma das maiores áreas oceânicas. No combate à mudança do clima, sempre fomos parte da solução, não do problema. Na semana passada, anunciei as bases do programa nacional de Crescimento Verde, que traz as preocupações ambientais para o centro da agenda econômica. Ao promover uma economia verde, o programa vai orientar as ações de proteção e conservação do meio ambiente por meio de incentivos econômicos direcionando recursos e atraindo investimentos. Com isso, vamos favorecer ações e projetos de conservação da floresta, o uso racional dos recursos naturais, redução de emissão de gases de efeito estufa e principalmente, geração de empregos verdes”, disse.

Bolsonaro citou que o governo federal conta com linhas de créditos e investimentos que, somados, superam a casa dos U$ 50 bilhões e alegou que os recursos ajudarão a impulsionar a economia e “contribuir para consolidar o Brasil como a maior economia verde do mundo”.

“Esse montante é oferecido para projetos verdes em áreas como conservação e restauração florestal, agricultura de baixas emissões, energia renovável, saneamento, transporte, e tecnologia da informação. Esses recursos vão impulsionar a economia, gerar empregos, e contribuir para consolidar o Brasil como a maior economia verde do mundo”.

Segundo o presidente, a iniciativa do país “está em linha com a global na mudança do clima” e repetiu que o Brasil “é parte da solução para superar esse desafio global”.

“Vamos agir com responsabilidade, buscando soluções reais para uma transição que se faz urgente. Vamos oferecer melhor qualidade de vida a todos os brasileiros, assim vamos também, contribuir para melhorar a qualidade de vida em todo o planeta. Repito minha mensagem a todos que participam da COP 26 e ao povo brasileiro: O Brasil é parte da solução para superar esse desafio global”.

Por fim, disse que o Brasil alcançou resultados ambientais até 2020, e sem citar quais, afirmou que o país pode ser ainda mais ambicioso e autorizou o ministro a anunciar novas metas climáticas.

“Os resultados alcançados por nosso país até 2020 demonstram que podemos ser ainda mais ambiciosos.
Por isso autorizei o ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, a apresentar novas metas climáticas”.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou que a promessa é de redução de emissões de gases do efeito estufa para 50% até 2030 e da neutralidade de carbono até 2050.

Mais cedo, o presidente visitou a cidade de Pádua, em Anguillara Vêneta, na Itália, local de origem do bisavô paterno. Bolsonaro ainda participou da cerimônia de outorga do título de Cidadão Honorário do Município de Anguillara Veneta, e de um almoço oferecido pela prefeita Alessandra Buoso, de partido de extrema direita.

À tarde, a previsão é de que o presidente compareça à Basílica de Santo Antônio de Pádua.

Correio Braziliense

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf