Bolsonaro apanha de todos os candidatos a presidente da OAB

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jardiel Carvalho/Folhapress

O atual presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo e candidato à reeleição, Caio Augusto Silva dos Santos, foi escolhido como alvo preferencial durante debate promovido pela Folha nesta segunda-feira (22) com os cinco postulantes à presidência da entidade.

A eleição da seccional paulista está marcada para a próxima quinta-feira (25) e tem mais de 350 mil advogados, das 253 subseções do estado e a capital, aptos a votar de um total de quase 400 mil inscritos.

Entre os pontos explorados pelos oponentes do atual presidente da entidade paulista está promessa de não tentar a reeleição, feita por Santos durante sua campanha em 2018.

Além disso, a condução da seccional paulista durante a pandemia e uma operação da Polícia Federal realizada em agosto, que investigou a suspeita de corrupção em um suposto esquema para indicação a vagas no judiciário paulista e engavetamento de processos disciplinares, também foram tópicos atacados pelas chapas concorrentes.

O advogado, que, antes de ser eleito, havia participado de duas gestões anteriores da seccional, sob a presidência do advogado Marcos da Costa, reagiu defendendo o próprio legado e destacando o apoio que tem recebido da classe no estado.

Mediado pela repórter do caderno de Poder Renata Galf, o debate foi dividido em quatro blocos, conforme regulamento previamente aprovado com os candidatos.

Foram dois momentos para considerações dos concorrentes, um bloco para questões da mediadora e outro perguntas entre os candidatos. A ordem dos participantes foi definida por sorteio, no início do evento.

Ao ser questionado pela mediadora se seria papel da OAB se envolver em questões sobre os valores da família, tendo em vista declaração feita pelo candidato, que se define como conservador, e como faria isso, para que aqueles que não tivessem a mesma visão fossem respeitados, o candidato Alfredo Scaff desqualificou a questão.

“Em primeiro lugar, eu respeito todas as opiniões em contrário. A questão de ser conservador e respeitar a família é uma questão pessoal minha. Sinceramente, a sua pergunta não tem nada a ver com o que se trata de política de OAB.”

“Pergunta para o advogado que está passando fome essa sua pergunta. Pergunta para o advogado que não tem o alvará liberado pela Justiça essa sua pergunta. Pergunta para o advogado que foi demitido do emprego essa sua pergunta”, completou Scaff.

“Você me pergunta se eu respeito os outros? Lógico que eu respeito. Eu respeito todos. Eu fui criado com respeito. Essa pergunta é extremamente do submundo do submundo. Sinceramente, não respeito essa sua pergunta porque acho ela de uma desvalorização pessoal absurda. Você tem tanta pergunta para fazer sobre as necessidades da advocacia.”

Após o embate, o concorrente Mário de Oliveira Filho disse que a pergunta feita a Scaff não tinha relação com a advocacia. A candidata Dora Cavalcanti expressou solidariedade à repórter da Folha pela reação do candidato.

A mediadora questionou Santos sobre a promessa de não tentar a reeleição e como se posicionava em relação à questão agora. O candidato usou a pandemia e o apoio recebido como justificativas, mas não disse se voltaria a concorrer novamente ao cargo no futuro, caso seja reeleito na quinta-feira.

“A reeleição não se trata de um projeto pessoal, individual, mas sim de algo coletivo. Aceite o desafio impulsionado por 231 das 254 lideranças que estão à frente das subseções. Fizemos muitas coisas importantes do ponto de vista institucional, administrativo, social e econômico em favor da advocacia e da sociedade”, disse.

Já a candidata Patricia Vanzolini foi perguntada sobre a atuação do STF diante do governo Bolsonaro, Mário de Oliveira sobre qual deveria ser o papel da OAB perante ao Supremo, no caso do inquérito das fake news, e Dora Cavalcanti quanto ao histórico de posicionamentos da entidade em relação a impeachments presidenciais.

Nos embates diretos, os candidatos enalteceram suas propostas para a advocacia e aproveitaram para alfinetar Santos.

Ao ser questionada pelo candidato sobre a independência das subseções, Vanzolini acusou o presidente da seccional de não destinar verbas para aqueles que não o apoiam.

“Como não há critérios objetivos de repasses, as histórias que ouvimos é de que as subseções que não estavam alinhadas politicamente à seccional não tinham repasses, ficaram à míngua e tiveram seus advogados e advogadas extremamente prejudicados “, afirmou ela.

Cavalcanti, sorteada para questionar Santos, perguntou por que o candidato não cedeu espaço para que uma mulher de sua gestão liderasse a chapa, respeitando a promessa de que não seria candidato novamente, e o acusou de se apropriar da pauta dos direitos humanos.

“A nossa gestão foi uma gestão inclusiva, com a maior participação da história das mulheres advogadas e da advocacia negra”, disse Santos, acusando a adversária de liderar uma chapa de faz de conta.

“Não adianta dizer que eu não conheço a advocacia. Há 30 anos milito na advocacia, conheço, faço audiência e essa é a realidade de várias vozes que estão no nosso grupo”, disse Dora na réplica.

Já Mário de Oliveira rebateu informação apresentada pelo atual presidente, de que nunca houve invasão ou busca e apreensão da Polícia Federal nos espaços da OAB, e o acusou de ocultar fatos.

“A ordem foi sim investigada, sofreu intervenção da polícia federal, busca e apreensão buscando documentos. Se fala que não pode ter circo, mas neste circo atual que está instalado na ordem, nós temos um mágico, que faz aparecer coisas, sumir coisas e muda as versões”, disse.

Scaff, por sua vez, atacou a anuidade, chamou Santos de tirano e seu comando de “ingestão”, dizendo que ninguém sabia quem comandava a seccional no estado.

“Nós temos um presidente que nenhum policial conhece, nenhum promotor conhece, judiciário nem sabe quem é. A sociedade pergunta: cadê a OAB? Qual é o nome do presidente mesmo? Esse presidente que segrega, que demitiu a Leila Manuel, minha apoiadora, da comissão examinadora porque ela postou uma foto comigo. Esse é o estilo tirano de ser”, afirmou.

As eleições da OAB-SP acontecem na quinta-feira (25), das 9h às 17h. A votação terá urnas eletrônicas e 14 pontos de votação na capital.

ELEIÇÕES OAB-SP

Quando? No dia 25 de novembro, quinta-feira, das 9h às 17h.

Onde? A votação ocorrerá nas 253 subseções do estado e na seccional paulista. Na capital serão 14 pontos de votação.

Como votar? Advogados com anuidade em dia devem comparecer ao local indicado pela Ordem levando registro profissional ou documento com foto (RG, CNH, CTPS ou Passaporte). Quem deixar de votar e não justificar está sujeito a multa de 20% do valor da anuidade.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf