Bolsonaro já começou a fugir de debate com Lula

Todos os posts, Últimas notícias

FOTO: NELSON ALMEIDA/AFP

“Quero participar de debates. Agora…” O presidente Jair Bolsonaro decidiu abordar nos últimos dias um dos temas mais espinhosos de sua campanha à reeleição em 2022: o encontro, frente a frente, com seus adversários, em emissoras de TV e rádio.

Em 2018, o ex-capitão abdicou de participar dos debates no 2º turno. A justificativa utilizada foi a recuperação da facada que sofreu em 6 de setembro, em Juiz de Fora (MG), embora tenha recebido alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 29 de setembro, antes do 1º turno.

“Segundo fui informado, tenho restrições. Eu poderia me submeter a uma aventura de participar de um debate, de duas ou três horas, mas poderia ter uma consequência péssima para minha saúde. Então, levando-se em conta a restrição, levando-se em conta a minha saúde e a gravidade do que ocorreu, a tendência minha é não participar do debate”, disse Bolsonaro à TV Globo em 18 de outubro de 2018 – entre o 1º e o 2º turnos – ao recusar o convite para um debate.

A estratégia de evitar o confronto direto com Fernando Haddad (PT) deu certo e Bolsonaro recebeu no 2º turno 57,8 milhões de votos, ante 47 milhões do professor e ex-prefeito de São Paulo.

À época, o então candidato do PSL nadava de braçada nas pesquisas. Em 10 de outubro de 2018, dois dias após o 1º turno, levantamento Datafolha projetou Bolsonaro com 58% dos votos válidos no 2º turno, ante 42% de Haddad. Em 23 de outubro, seis dias antes do 2º turno, o cenário se mantinha. Pesquisa Ibope apontava Bolsonaro com 57% dos votos válidos, contra 43% de Haddad.

Comparecer aos debates em 2018, portanto, teria potencial de prejudicar a campanha do candidato de extrema-direita e pouco poderia ajudá-la. Para 2022, entretanto, o cenário se anuncia com características distintas, e Bolsonaro, ao menos da boca para fora, se dispõe a participar de debates, em especial contra Lula (PT), que lidera as pesquisas.

“Eu não estou preocupado com isso [Lula]. Se me preocupar com isso, não durmo. A gente vai para debate? Vai. Quero debater com Lula, sem problema nenhum”, disse o ex-capitão, em 23 de novembro, em entrevista ao Portal Correio, da Paraíba.

Dias antes, ao apresentador Ernesto Lacombe, da RedeTV, o presidente declarou que pretende compor os debates, mas impôs condições e indicou que não está fora de cogitação repetir o modus operandi de três anos atrás.

“Não pude participar na última, porque estava convalescendo. Da minha parte, não vai ter guerra. Eu tenho quatro anos de mandato, para mostrar o que fiz. Agora, não posso aceitar provocação, coisas pessoais. Aí você foge da finalidade de um bom debate”, afirmou. “É para falar do meu mandato. Até a minha vida particular fique à vontade, mas que não entrem em coisas de família, amigos, algo que não vai levar a lugar nenhum.”

Carta Capital

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf