Bolsonaros estão aparelhando o Judiciário fluminense

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira – 6.out.2021 / Folhapress

A influência do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) na escolha de novos desembargadores para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) já movimenta a área jurídica do estado. Pelo menos um de seus candidatos, o professor de direito Vitor Marcelo Rodrigues, é considerado nome certo para uma das três vagas atualmente abertas na Corte e destinadas à advocacia.

No Tribunal de Justiça do Rio tramitaram, por exemplo, as ações contra Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas.

Em 2018, Vitor Marcelo recebeu o apoio de Flávio Bolsonaro quando concorreu à presidência da OAB do Rio de Janeiro. Agora, ele está inscrito para a eleição em que o conselho da entidade escolherá os nomes que indicará para as vagas de desembargador.

Para cada vaga, a OAB-RJ precisa indicar uma lista com seis nomes. Serão, portanto, 18 candidatos para os três cargos de desembargador abertos atualmente.

O Tribunal de Justiça recebe as listas sêxtuplas e as transforma em tríplices. Os nomes são então enviados ao governador Cláudio Castro (PL-RJ), a quem cabe a escolha final. Ele é aliado de primeira hora da família Bolsonaro.

Segundo a oposição à atual gestão da OAB do Rio, a escolha de Vitor Marcelo pelo conselho da entidade é considerada certa graças a um acordo que teria sido feito com Flávio Bolsonaro: o senador não apoiaria candidatos contrários ao atual presidente da entidade, Luciano Bandeira, que acaba de ser reeleito para um novo mandato. Em troca, indicaria dez integrantes do conselho da entidade, assegurando a escolha de seus indicados nas listas da OAB para os tribunais.

Uma das novas integrantes eleitas para o conselho da OAB-RJ, por exemplo, é a advogada Mariana Teixeira Frassetto Granado, que já trabalhou em um dos gabinetes parlamentares de Flávio.

O presidente da OAB-RJ nega qualquer acordo com o filho do presidente Bolsonaro. “Eu tive três chapas bolsonaristas disputando contra mim”, afirma Luciano Bandeira.

Ele afirma ainda que Vitor Marcelo é um professor reconhecido e respeitado, o que torna natural a eleição dele em uma das listas que será enviada pela OAB ao Tribunal de Justiça do RJ.

“Desconheço qualquer acordo”, afirma, por sua vez, o professor Vitor Marcelo. Ele lembra que advoga e dá aulas há 27 anos, e que já foi indicado para integrar o Tribunal Regional Eleitoral do estado com o voto de 131 dos 139 desembargadores do TJ-RJ.

A influência do bolsonarismo nos tribunais tem sido objeto de atenção. O presidente da República deve nomear 75 novos desembargadores em vagas abertas nos Tribunais Regionais Federais do país.

Já o governador do Rio, Cláudio Castro, aliado da família Bolsonaro, nomeará dez novos desembargadores no TJ-RJ. Em julho, a Assembleia Legislativa do estado aprovou o aumento do número de magistrados da corte, de 180 para 190 juízes.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf