Brigitte Bardot é punida por insulto racista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Eric Feferberg/AFP

Ferrenha defensora da causa animal, Brigitte Bardot, 87 anos, foi condenada a pagar multa de 20 mil euros (cerca de 128 000 reais) por ter feito insultos racistas contra os moradores da Ilha Reunião, no Oceano Índico. Bardot enviou uma carta há dois anos ao governo local para denunciar o que disse considerar “agressões” a cabras, cachorros e gatos.

Ela comparou o lugar à “Ilha do Diabo”, cuja população seria “degenerada e ainda imbuída das tradições bárbaras das suas raízes”. Na carta, Bardot conta que animais estariam sendo “feridos, envenenados e amputados” e citou que, por lá, seria comum usar cães ou gatos como isca para a pesca de tubarões, e também “decapitar cabras em festivais indígenas”.

A condenação do tribunal acabou respingando no assessor de imprensa de Bardot, Bruno Jacquelin, por “cumplicidade em ofensas públicas”. À época, a atriz pediu para Jacquelin encaminhar a carta a jornais, revistas e sites da França. A multa aplicada a ele é de quatro mil euros (25 000 reais).

Os insultos provocaram grande indignação em todo o país e Annick Girardin, então ministra dos Territórios Ultramarinos, enviou carta aberta a Bardot em que dizia que “o racismo não é uma opinião, é crime”. A atriz pediu desculpas pelas ofensas racistas e tentou se justificar, dizendo ter ficado furiosa com o “destino trágico” dos animais da ilha. Não colou – e a multa foi aplicada nesta quinta (4).

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf