Ciro e PDT se reúnem para discutir retomada da candidatura presidencial

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dario Oliveira/NurPhoto/Getty Images

Ciro Gomes, Carlos Lupi e a bancada federal do PDT irão se reunir ao meio-dia desta terça, em Brasília, para bater o martelo sobre o posicionamento do partido na votação em segundo turno da PEC dos Precatórios, prevista para esta tarde na Câmara.

O objetivo é reverter o vexame da semana passada, em que a adesão em massa dos deputados do PDT à proposta de calote do governo foi decisiva e fez Ciro anunciar a suspensão de sua pré-campanha à presidência da República no ano que vem.

Na madrugada desta terça, o líder do partido na Câmara, Wolney Queiroz (PDT-PE), divulgou que a bancada mudará sua posição e orientará votação contra à PEC.

Segundo o Radar apurou, a expectativa do entorno de Ciro no partido é a de que a maioria dos que votaram à favor– principalmente os deputados do Ceará, terra dos Ferreira Gomes– volte atrás.

Alguns casos, como o do deputado e pastor evangélico Alex Santana, da Bahia, por exemplo, são dados como perdidos. Santana é bolsonarista. Ele responde a processo no Conselho de Ética do partido por suas votações favoráveis ao governo de Jair Bolsonaro. Outros dois deputados da legenda têm histórico de proximidade com o Planalto: Flávio Nogueira (PI) e Silvia Cristina (RO).

Interlocutores de Ciro não sabem ainda que tipo de cenário fará o presidenciável retomar com suas atividades de campanha.

Relembre abaixo como votaram os deputados do PDT no primeiro turno:

A favor:

Alex Santana (BA)

Félix Mendonça Jr (BA)

André Figueiredo (CE)

Eduardo Bismarck (CE)

Leônidas Cristino (CE)

Robério Monteiro (CE)

Flávia Morais (GO)

Mário Heringer (MG)

Subtenente Gonzaga (MG)

Dagoberto Nogueira (MS)

Wolney Queiroz (PE)

Flávio Nogueira (PI)

Silvia Cristina (RO)

Afonso Motta (RS)

Fábio Henrique (SE)

Contra:

Idilvan Alencar (CE)

Túlio Gadêlha (PE)

Gustavo Fruet (PR)

Chico D´Angelo (RJ)

Paulo Ramos (RJ)

Pompeo de Mattos (RS)

Ausentes:

Jesus Sérgio (PDT-AC)

Damião Feliciano (PB)

Marlon Santos (RS)

Veja

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf