Ciro vai para Paris agora ou no segundo turno?

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: JP Rodrigues/Especial para Metropoles

Como entender o gesto de Ciro Gomes de suspender sua pré-campanha a presidente depois que seu partido, o PDT, deu ao governo Bolsonaro os votos que faltavam para aprovar na Câmara, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que rompe o teto de gastos e dá calote em precatórios?

Ciro quer que, no segundo turno, o PDT vote contra. Ele sempre se opôs à PEC e combateu-a em sucessivos pronunciamentos. Estranho que não soubesse que parte da bancada do PDT votaria a favor. Estranho que seu irmão, Cid Gomes, avisado com antecedência, não o tenha informado a tempo.

Dos 24 deputados federais do PDT, 21 compareceram à sessão da Câmara. Dos 21, 15 votaram como o governo Bolsonaro queria, e 6 contra. Dos 15, cinco eram do PDT do Ceará, estado de Ciro. Dos 5, 4 votaram na contramão do que Ciro recomendou. “Foi um erro estratégico”, lamentou Carlos Lupi, presidente do partido.

Não foi. Foi ambição por mais dinheiro oferecido pelo governo para obras nos redutos eleitorais daqueles que respeitassem sua vontade. Se o PDT repetir os votos no segundo turno, marcado para a próxima terça-feira, o que Ciro fará? Dará o dito pelo não dito e retomará a campanha? Ou irá mais cedo para Paris?

Na eleição de 2018, para não ter que escolher entre Bolsonaro e Fernando Haddad no segundo turno, Ciro viajou a Paris. Paga até hoje o preço político por ter agido assim. Perdeu a confiança da esquerda e não ganhou a da direita. Nas pesquisas de intenção de voto, Lula o derrota com folga no Ceará.

A do ano que vem será a quarta eleição presidencial que Ciro disputará. Ou que disputaria.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf