COP26 tem menos obrigações climáticas para signatários

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ALAIN JOCARD / AFP

Depois de uma noite de negociações, um novo rascunho do acordo de Glasgow é publicado na manhã desta sexta-feira, último dia da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. No novo texto, a referência à necessidade de gradualmente acabar com energias fósseis foi mantida. Mas a linguagem foi suavizada, principalmente no que se refere à condenação pelo uso de subsídios trilionários para o setor.

A COP26 entra em seu último dia, sob forte tensão. No primeiro rascunho do acordo, publicado na quarta-feira, o texto entrou para a história como o primeiro a mencionar o fim da era de energia fóssil. Mas uma forte reação da Arábia Saudita, Rússia e outros países exportadores de petróleo e gás obrigou negociadores a tentar buscar um acordo.

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, alertou que sem a referência às energias fósseis no texto, todas as demais promessas seriam vagas. Agora, a partir do novo texto, delegações tentarão chegar a um consenso, nas poucas horas que restam.

Num outro trecho, o novo texto também suaviza a pressão sobre governos. Ao se referir à necessidade de que países façam novos compromissos de redução de emissões de CO2 em 2030, o rascunho do acordo abandona termos mais enfáticos e apenas “pede” que estados apresentem em 2022 novas ambições sobre cortes até 2030.

No capítulo sobre o financiamento aos países emergentes e pobres, o novo texto ignora a proposta do Brasil de criar um comitê para estudar quais devem ser os novos valores que países ricos devem repassar ao resto do mundo. O dinheiro havia sido parte do Acordo de Paris, em 2015, estipulando a entrega de US$ 100 bilhões por ano aos mais pobres para ajudar na adaptação.

Mas os grandes países emergentes alertavam que não apenas o dinheiro não chegou, mas há uma convicção de que o valor já não seja suficiente.

Na proposta de acordo, a criação do comitê não foi incluída. Mas o texto aponta para a necessidade de ampliar o financiamento para “bem além de US$ 100 bilhões” e “lamenta profundamente” que o dinheiro prometido jamais foi entregue.

Uol

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf