Em dois anos, Lula foi 4 vezes ao exterior e Bolsonaro 7

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução /Poder 360

Os destinos também foram diversificados: enquanto o petista fez 2 tours pela Europa e esteve em Cuba, Bolsonaro foi duas vezes aos EUA, prestigiou a posse do novo presidente do Equador e rodou pelo Oriente Médio em busca de investimentos no “mundo árabe”.

O mês de novembro de 2021 foi o mais agitado para os 2 nomes colocados, até o momento, como os pré-candidatos à presidência da República com melhor colocação nas pesquisas eleitorais.

O ex-presidente Lula chegou à Europa no dia 11 de novembro. Durante viagem à Alemanha, 1ª país visitado pelo petista, no dia 12 de novembro, encontrou as deputadas do SPD Yasmin Fahimi e Isabel Cademartori, eleitas em setembro.

No mesmo dia, também na Alemanha, se encontrou o ex-presidente do Parlamento Europeu e presidente da fundação do SPD, Martin Schulz, que visitou o petista na cadeia em agosto de 2018.

A agenda no dia 12 também incluiu um encontro com Olaf Sholz, do SPD, possível próximo primeiro-ministro da Alemanha.

Scholz foi ignorado por Jair Bolsonaro (sem partido) durante reunião de líderes do G20 (21-22.nov.2021), segundo o colunista Jamil Chade. Durante viagem à Roma, o presidente evitou contatos bilaterais na cúpula e priorizou o turismo na capital italiana.

No dia 14, Lula se reuniu com o vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell Fontelles, e com a secretária-geral da Confederação Sindical Internacional (ITUC), Sharan Leslie Burrow, na Bélgica.

Ainda na Bélgica, Lula participou da Conferência de Alto Nível da América Latina promovida pelo bloco social democrata do Parlamento Europeu. Também participaram José Luis Zapatero, ex-primeiro ministro da Espanha, e Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá.

Na Espanha, Lula foi recebido pelo presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez. O tour do petista pela Europa também incluiu um encontro com o futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, que disse ter ficado “muito satisfeito” com as discussões.

Por causa do choque de agendas, Bolsonaro não compareceu à COP26 (31.out-12.nov.2021), que reuniu líderes mundiais para debater políticas climáticas. Além de Bolsonaro, apenas o líder chinês Xi Jinping e Vladimir Putin, presidente russo, faltaram ao evento.

Enquanto acontecia a cúpula do clima, Bolsonaro visitou o município de Anguillara Vêneta, no Norte da Itália, onde supostamente seu bisavô nasceu.

Lula chegou à França na última 3ª feira (16.nov.2021). No seu 1ª dia na capital francesa, almoçou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Na 4ª feira (17.nov.2021), foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Elysée.

No G20, Macron disse que a relação da França com o Brasil “já foi melhor”. O presidente francês tem trocado farpas com Bolsonaro, o qual já chegou a endossar um comentário que ofendia a primeira-dama da França, Brigitte Macron.

Enquanto Lula dialogava com autoridades europeias, Bolsonaro realizava um tour pelo Oriente Médio. Com a viagem, o governo brasileiro espera estreitar as relações comerciais com países do Golfo Pérsico, grandes produtores de petróleo.

O presidente fez uma turnê pela região de 13 a 18de novembro. Esteve em Dubai, nos Emirados Árabes, em Manama, no Bahrein, e na capital do Catar, Doha, onde fez uma “motociata” e teve encontro com o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

No dia 19 de novembro, Lula se reuniu com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. O encontro foi realizado no Palácio de Moncloa, em Madri, sede do governo. Segundo Sánchez, o encontro serviu para discutir sobre a pandemia do coronavírus, mudanças climáticas e a recuperação econômica.

Neste sábado (20.nov.2021), o petista deve se encontrar com integrantes do Podemos e do Psoe (partidos de esquerda espanhóis) e representantes da comunidade brasileira no país

EIS A AGENDA DE LULA NO EXTERIOR:
Dia 11: chegou à Europa;

Alemanha (12-13.nov.2021):

Olaf Sholz – do SPD, possível próximo primeiro-ministro da Alemanha;

Martin Schulz – ex-presidente do Parlamento Europeu e presidente da fundação do SPD (Schulz visitou Lula na prisão em agosto de 2018);

Yasmin Fahimi e Isabel Cademartori – deputadas do SPD, partido social-democrata alemão;

Bélgica (14-15.nov):

Josep Borrell – vice-presidente da Comissão Europeia;

Sharan Leslie Burrow – secretária-geral da Confederação Sindical Internacional;

Joseph Stiglitz – economista vencedor do premio Nobel em 2001;

Parlamento Europeu – Conferência de Alto Nível da América Latina promovida pelo bloco social democrata.

Participaram José Luis Zapatero, ex-primeiro-ministro da Espanha, e Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá. Também esteve com Iratxe García, presidente do Grupo Social Democrata da Casa.

França (16-17.nov):

Espanha (18-20.nov):

Pedro Sánchez – primeiro-ministro do país;

Neste sábado, o petista tem seus últimos compromissos na Europa. Deve se reunir com integrantes dos partidos espanhóis Podemos e Psoe, além de encontrar representantes da comunidade brasileira no país.

EIS AS FALAS DE LULA NA EUROPA:

Economia e pandemia – “Muito antes do 1º caso de Covid-19, o mundo já estava doente, vítima de um vírus igualmente mortal chamado desigualdade” (18 de novembro de 2021, no seminário Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19, em Madri);

Turismo espacial – “Não podemos aceitar como natural que um seleto grupo de homens brancos e ricos façam turismo no espaço, enquanto aqui na Terra milhões de pessoas pobres, principalmente mulheres e negros, continuam a morrer de fome” (18 de novembro de 2021, no seminário Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19, em Madri);

Patentes de vacinas – “As vacinas que salvaram e continuam salvando milhões de vidas foram desenvolvidas com investimento de recursos públicos – e deveriam, portanto, ser consideradas um bem da humanidade. Mas a quebra das patentes – para democratizar o acesso- continua sendo um tabu mesmo em tempos de emergência global” (18 de novembro de 2021, no seminário Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19, em Madri);

Estado e economia – “O Bolsa Família não fez sozinho a revolução pacífica que mudou o Brasil. Transformamos o Estado num poderoso e eficiente indutor da economia, e fomos capazes de gerar mais de 20 milhões de empregos, com todos os direitos trabalhistas garantidos” (18 de novembro de 2021, no seminário Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19, em Madri);

Tecnologia e desemprego – “Precisamos encontrar alternativas para a geração de emprego em meio a transição causada pela digitalização do trabalho, que tem gerado desemprego em massa, perda de direitos trabalhistas, empobrecimento e exaustão física e mental” (18 de novembro de 2021, no seminário Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19, em Madri);

Meio ambiente – “Cuidar do nosso planeta deve ser compromisso de todos os governos, sobretudo dos países ricos, que se industrializaram há mais tempo. Mas muitos deles se recusam a cumprir as metas de redução de emissão de gases poluentes, tornando-se cúmplices de uma tragédia ambiental da qual talvez não haja retorno” (18 de novembro de 2021, no seminário Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19, em Madri);

Política internacional – “Esses grandes desafios não serão solucionados pelo sistema criado após a Segunda Guerra Mundial. Como ocorreu depois de outras grandes crises, é necessário reconstruir as instituições internacionais sobre novas bases” (18 de novembro de 2021, no seminário Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19, em Madri)

Rotatividade no poder – “Qual é a razão para a perseguição ao companheiro Evo Morales? O Evo não poderia concorrer ao 4º mandato? É muito engraçado que em um regime presidencialista só o Roosevelt concorreu a 4 mandatos, mas no restante do mundo todo, pensar em um 3º mandato já é ser considerado como um ditador. E no parlamentarismo que as pessoas governam 16 anos? A Angela Merkel acaba de completar 16 anos no governo, Margaret Thatcher reivindicou e tudo. Todos eles ficam dezenas de anos e não é ditadura, não é autoritarismo, somente quando um de nós tenta concorrer a um 3º mandato. Eu estou muito à vontade para falar, porque na época eu tinha 87% de bom e ótimo nas pesquisas, e queriam me aprovar um 3º mandato. Eu não aceitei, eu disse em alto e bom som que o Brasil tinha que ter alternância de poder e tinha que eleger outros companheiros. Logicamente que eu nunca imaginei que o Brasil fosse eleger uma pessoa como Bolsonaro para presidir nosso país, nunca me passou pela cabeça” (15 de novembro de 2021, na Conferência de Alto Nível da América Latina, no Parlamento Europeu)
Meio ambiente e pobreza – “A luta pela preservação do meio ambiente para mim é indissociável da luta contra a pobreza e por um mundo menos desigual e mais justo” (15 de novembro de 2021, na Conferência de Alto Nível da América Latina, no Parlamento Europeu);

Onda de direita – “Felizmente, essa era de trevas que se abateu sobre o planeta, por conta da ascensão de governos de extrema direita pelo mundo afora, emite claros sinais de que está chegando ao fim” (15 de novembro de 2021, na Conferência de Alto Nível da América Latina, no Parlamento Europeu)
Política internacional – “Acreditamos num mundo multipolar. Voltaremos a ter uma política externa altiva e ativa. Vamos fortalecer o Mercosul, reconstruir a União de Nações Sul-Americanas, a Unasul, e ampliar nossas parcerias com a União Europeia” (15 de novembro de 2021, na Conferência de Alto Nível da América Latina, no Parlamento Europeu);

Impostos – “Não há justificativa para não termos taxado as transações financeiras globais, e criado fundos de desenvolvimento e combate à pobreza” (16 de novembro de 2021, no Instituto de Estudos Políticos de Paris);

Redes sociais – “Vamos ter que regulamentar as redes sociais, regular a internet, colocar um parâmetro. Uma coisa é você utilizar os meios de comunicação para informar, educar. Outra coisa é para fazer maldade, para contar mentiras, causar prejuízo à sociedade” (18 de novembro de 2021, em entrevista ao canal Socialists and Democrats);

Geraldo Alckmin – “Não há nada que aconteceu entre eu e o Alckmin que não possa ser reconciliado. Política às vezes é como jogo de futebol. Você dá uma botinada no cara, ele cai chorando de dor. Depois que termina o jogo eles se encontram, se abraçam e vão discutir o próximo jogo” (15 de novembro), entrevista a jornalistas no Parlamento Europeu).

A 1ª viagem de Bolsonaro ao exterior, depois da saída de Lula saiu da prisão, foi em janeiro de 2020 à Índia. Na ocasião, o presidente retornou ao Brasil com 15 acordos bilaterais assinados. Durante a visita, os governos acordaram em dobrar o intercâmbio comercial entre os 2 países até 2022.

Em março, Bolsonaro viajou para o Uruguai para assistir à posse do presidente eleito, Luís Lacalle Pou.

No mesmo mês, viajou aos Estados Unidos para encontrar o ex-presidente Donald Trump. Na época, a Casa Branca afirmou que os líderes iriam discutir sobre a restauração da democracia na Venezuela, políticas de paz no Oriente Médio e investimentos em infraestrutura.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se com o papa Francisco, no Vaticano, em fevereiro. Em sua conta no Twitter, o petista disse que o encontro serviu para “conversar sobre um mundo mais justo e fraterno“.

No início de março, Lula viajou à Europa, onde teve compromissos em Paris, Genebra e Berlim. Na ocasião, recebeu título de cidadão honorário de Paris.

Em dezembro de 2020, foi para Cuba gravar um documentário sobre América Latina dirigido pelo norte-americano Oliver Stone. A peça foi cancelada porque o ex-presidente e sua comitiva foram infectados pela covid-19. Todos se recuperaram.

O cientista político e coordenador do Cebrade-Uerj (Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Geraldo Tadeu Monteiro, analisou as agendas internacionais de Lula e Bolsonaro no mês de novembro e afirmou que “fica muito nítida a diferença de inserção externa” entre os 2 nomes.

“Lula preservou em grande medida a respeitabilidade e credibilidade que possuía na época que era presidente. E agora, se adaptou muito facilmente ao papel institucional do presidente da República, especialmente nas relações exteriores”, disse Monteiro.

Segundo o especialista, o presidente Bolsonaro, ao “afrontar o multilateralismo e as instituições internacionais’‘, não consegue se inserir no conceito das grandes potências.

“Ele é visto como o outsider daqueles que não querem se tornar insider. É um ponto fora da curva”, afirmou.

Ao Poder360, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a atenção que o ex-presidente Lula tem recebido em suas viagens internacionais se deve a sua “credibilidade como porta-voz dos brasileiros” no exterior.

“Mostra que a comunidade internacional vê em Lula a possibilidade real de o Brasil voltar a ser protagonista global no enfrentamento à desigualdade e à crise climática, novamente com base no legado dos governos do PT”, disse.

Monteiro considerou a viagem de Lula à Europa “uma sábia jogada de marketing político”, em especial por ter sido feita logo depois da realização da COP26 e da reunião do G20 e simultaneamente a visita de Bolsonaro ao Golfo Pérsico.

“O petista circula com desenvoltura com os líderes internacionais em uma operação de marketing político muito bem arquitetada para mostrar aos investidores internacionais e lideranças globais que ele ainda é um player”, disse.

Apesar de as agendas no exterior de Lula e Bolsonaro estarem sendo pautadas na imprensa dentro e fora do Brasil, o especialista considera que o tema internacional ainda está distante do eleitorado.

“Embora seja muito importante, o eleitor ainda vê essa questão como algo muito distante. Sendo assim, a gente pode imaginar que o impacto dessa imagem seja pequeno no eleitorado, ainda mais com a distância do processo eleitoral”.

Este texto foi produzido pela estagiária em jornalismo Vitória Queiroz sob a supervisão do editor Matheus Collaço.

Poder 360

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf