Entenda a proposta de Alckmin vice de Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O plano do ex-presidente Lula para ter o ex-governador Geraldo Alckmin como candidato a vice na chapa para 2022 passa por uma tentativa de composição com o PSD. Lula quer ampliar o seu arco de alianças políticas para a centro-direita, indo além das legendas de esquerda.

A chapa Lula-Alckmin tem dificuldades para ser viabilizada. O petista quer. O ainda tucano tem resistência à ideia devido ao passado de divergências entre os dois e seus atuais partidos (PT e PSDB) e também porque sonha com o retorno ao Palácio dos Bandeirantes em 2022.

Lula gostaria de formar uma aliança eleitoral que fosse o embrião de uma futura base de apoio parlamentar. No momento, as conversas para composições formais com o PT correm bem com o PSB, o PC do B e o PSOL (este com um pouco mais de obstáculos).

Houve um momento em que Alckmin cogitou ingressar no PSB, mas hoje a preferência dele é pela filiação ao PSD de Gilberto Kassab, que também tem as suas resistências para uma aliança com o PT.

No momento, Kassab gostaria de apresentar Alckmin para concorrer ao governo paulista e lançou o balão de ensaio da candidatura presidencial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), que acabou de se filiar ao PSD.

Nos planos de Lula, já transmitidos a Kassab, se Alckmin topar ser vice, ele e o PT apoiariam uma eventual candidatura de Rodrigo Pacheco ao governo de Minas. No meio do mandato, ele não teria nada a perder. Se vier a ser derrotado, Lula se comprometeria a dar suporte a uma reeleição de Pacheco para comandar o Senado.

O apoio à candidatura de Pacheco ao governo mineiro dependeria de uma mudança de rota interna no PSD, que filiou em 2019 o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Internamente, a preferência seria de Kalil, mas Pacheco ganhou visibilidade nacional maior e poderia ser um candidato mais competitivo.

Em resumo, Lula sinalizou com expectativas de poder que interessariam a Kassab, que, no passado, já deu o cano em negociações com o PT — a mais importante foi mudar de lado e apoiar o impeachment de Dilma Rousseff em 2016.

Existem resistências a Alckmin, Kassab e PSD na esquerda do PT e no entorno do ex-presidente. A principal seria o nível de confiabilidade para evitar um golpe parlamentar como o sofrido por Dilma. A política de segurança pública de Alckmin também é muito criticada pelo PT e por setores sociais que têm hoje simpatia pela candidatura de Lula.

Em relação a Alckmin, o resultado das prévias presidenciais do PSDB terá peso na decisão sobre o futuro eleitoral. Se o atual governador de São Paulo, João Doria, vencer e for o candidato do partido ao Palácio do Planalto, isso abriria mais espaço para Alckmin se lançar no projeto paulista.

Se Doria perder para o governador Eduardo Leite (RS) e decidir concorrer à reeleição em São Paulo, a estrutura estadual do PSDB e o peso da máquina governamental levariam Alckmin a uma reflexão sobre o risco entre as duas possibilidades: vice de Lula e Palácio dos Bandeirantes.

Lula já sonhou com a possibilidade de ter a empresária Luiza Trajano como vice, filiando-a ao PSB. Ela resiste a entrar na política. Um vice considerado leal e preparado por Lula e os petistas seria o governador do Maranhão, Flávio Dino, que deixou o PC do B para se filiar ao PSB.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf