Esquerda planeja copiar arranjo da “Geringonça” portuguesa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/VEJA

Durou seis anos o pacto de maioria parlamentar que viabilizou um longo período de governo das esquerdas em Portugal.

A dissolução da Assembleia da República deve ser formalizada hoje, em decreto do presidente Marcelo Rebelo de Souza, prévia às eleições legislativas antecipadas — entre janeiro e fevereiro.

Será o epitáfio da geringonça, apelido dado pelos portugueses à mais improvável coalizão de sete partidos: Popular, Social Democrata, Socialista, Comunista, Partido Popular, Bloco de Esquerda, Verdes e o PAN, sigla para “Pessoas–Animais–Natureza”.

Geringonça, nos dicionários, é obra extravagante e mal armada que ameaça desconjuntar-se. A portuguesa sustentava-se na engrenagem parlamentar da maioria simples que partilhava orçamentos de 17 ministérios e de quatro dezenas de secretarias de Estado.

Arruinou-se na obsessão pela hegemonia: “A ‘geringonça’ foi morta pela obsessão pela maioria absoluta do Partido Socialista”, traduziu Catarina Martins, 48 anos, deputada de meio milhão de votos (10,9%) pelo Bloco de Esquerda e uma das mulheres mais influentes na política europeia.

A compulsão pela maioria absoluta tem abatido diferentes coalizões governamentais na outra margem do Atlântico. O Mensalão no governo Lula é caso exemplar. O acordo Bolsonaro-Centrão no orçamento paralelo segue na mesma trilha.

As eleições de 2022 têm excitado especulações desconexas e imaginativas sobre uma geringonça à brasileira. Um desses projetos para a construção de maioria absoluta no Congresso, a partir de 2023, tem sido debatido em frações da esquerda sob o rótulo de “governo colegiado”.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf