Evangélicos criam “força-tarefa” para pôr Mendonça no STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Os evangélicos estão compensando com a formação de uma força-tarefa nacional a ausência do presidente Jair Bolsonaro nas articulações pela indicação de André Mendonça para a vaga no Supremo Tribunal Federal.

A sabatina de Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está marcada para a quarta-feira, dia 1, e a votação está prevista para o mesmo dia.

Segundo o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), a força-tarefa contabiliza 54 votos pró-Mendonça, garantidos segundo uma campanha metódica e nada sutil.

Há uma semana, um grupo de 54 pastores e parlamentares liga todos os dias para os senadores para pedir votos por Mendonça, mapear a tendência do plenário e identificar eventuais traições.

São pelo menos duas lideranças evangélicas por estado, que entram em contato com os senadores locais para checar qual a disposição de votar por Mendonça.

A seguir, informam o resultado da sondagem aos coordenadores do grupo– além de Sóstenes, os deputados Cezinha de Madureira (PSD-SP), presidente da frente parlamentar evangélica, e o pastor Silas Câmara (Republicanos-AM).

Se houver divergência na resposta dada aos “checadores”, alguém dessa cúpula entra em contato com o senador para conversar e cobrar uma posição.

Foi por meio dessa força-tarefa que os evangélicos perceberam que Davi Alcolumbre pretendia convencer a faltar os senadores que estão em dúvida ou têm medo de votar contra Mendonça. Embora a votação seja secreta, sempre há quem tema ser cobrado pela derrota de um candidato do governo.

Como para ser aprovado o candidato precisa de votos de 41 de um total de 81 senadores, o grupo de Davi Alcolumbre concluiu que, esvaziando o plenário no dia da votação, precisaria de menos votos para derrubar a candidatura do ex-advogado-geral da União.

Por isso, ao começar a ouvir de alguns parlamentares, especialmente os do Norte e do Nordeste, que eles poderiam faltar em razão de uma ameaça de greve no setor aéreo, essas lideranças cogitaram fretar jatos para trazer esses senadores para a votação.

Nesta segunda-feira, porém, concluíram que não será necessário fazê-lo, porque a “ameaça de greve” não vai impedir os eleitores de viajar a Brasília em voos de carreira.

A pressão da força-tarefa evangélica não poupa nem o próprio Jair Bolsonaro. Nesta tarde, depois que o colunista Lauro Jardim publicou uma nota dizendo que os senadores estavam estranhando a falta de movimentação do presidente da República em favor de seu candidato, Mendonça e alguns pastores foram ao Palácio do Planalto e pediram a Bolsonaro para gravar um vídeo pedindo votos – o que o presidente fez.

“Virou questão de honra colocar Mendonça no Supremo”, diz Sóstenes Cavalcante. Nas redes sociais, o pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus Vitória em Cristo, fez uma postagem no Twitter se dirigindo diretamente a Alcolumbre: “UMA MENSAGEM PARA ALCOLUMBRE ! Todo o jogo sujo que você está fazendo contra André Mendonça , a resposta dos evangélicos será dada no voto em seu estado . AGUARDE !”

Nos grupos internos, alguns parlamentares que só se referem a Alcolumbre como “enviado de Satanás”.

O Globo  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf