Ex-bailarina do Faustão sofre racismo diz que Brasil é mais preconceituoso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Ex-bailarina do Faustão, Carol Tozaki denunciou ter sido vítima de racismo na loja Animale do Shopping Iguatemi, na zona oeste de São Paulo, na quarta-feira (3/11). A modelo fez um relato nos stories do Instagram e afirmou que se sentiu “coagida” durante o atendimento.

A moça mora há três anos em Londres, onde trabalha como modelo. Ela contou que foi ao shopping, considerado de alto padrão, para comprar uma jaqueta na loja, e afirmou que não foi atendida como outras clientes no estabelecimento.

“Entrei na Animale, uma loja que gosto muito, e senti o desprazer de ser atendida pelas pessoas que pareciam não querer me atender. […] É muito ruim você ir em um lugar, querer comprar, fazer as coisas e as pessoas não te atenderem bem, ficarem te olhando dos pés à cabeça. Esse é um dos motivos pelos quais o Brasil não vai pra frente, porque é muito preconceituoso”, desabafou.

A modelo também disse que seguranças do shopping a olharam de modo distinto por causa da cor de sua pele.

“Eu fiquei muito triste, muito abalada e indignada. Como em um país com tanta miscigenação, que tinha tudo para ser um país de primeiro mundo, as pessoas têm a cabeça tão fechada? As pessoas aqui são preconceituosas. Não importa de onde você venha, eles vão te julgar pela tua pele e pelo jeito que você está vestida”, disse a modelo.

Há quatro dias, Carol participou de um evento de moda em São Paulo. “Aqui, não importa de onde você venha, a educação que você teve. Esse é um dos motivos pelos quais não gosto de morar aqui, não quero mais ficar e estender isso”, declarou.

Ela também disse, via assessoria de imprensa, que não pretende abrir um processo. “Não penso em processar, mas não vou ficar calada com uma situação tão triste e dolorosa como essa. Ainda mais agora, depois de tantos depoimentos de pessoas que passam pelo mesmo todos os dias. No Brasil isso é visto como mimimi, infelizmente, mas, na verdade, é a realidade de milhares de brasileiros negros que sofrem todos os dias. As pessoas precisam abrir a cabeça e ver que isso causa dor, angústia e até mesmo impotência. E só quem passa sabe o que é. Ainda não entrei em contato com a marca e espero que consigamos resolver com eles e o shopping”, reforçou.

Em nota enviada ao Metrópoles, a marca Animale pediu desculpas “pela forma como a cliente Carol Tozaki se sentiu em uma de suas lojas”. A empresa comunicou que “tem como compromisso construir uma cultura antirracista e garante que o relato da cliente fará parte da sua contínua revisão das ações de diversidade e inclusão que são implementadas, tanto no time dessa loja, quanto em todo o time espalhado pelo país”.

Em abril deste ano, Carol Tozaki relatou ao colunista do Metrópoles Leo Dias que, no programa Domingão do Faustão, na TV Globo, a escolha das dançarinas variava de acordo com o artista que se apresentaria no programa. “Se um Martinho da Vila se apresentasse, a maioria das meninas que iam fazer a coreografia eram negras e de cabelo afro. Agora, se fosse um sertanejo tipo o Gusttavo Lima, as meninas que iriam para a coreografia eram de pele mais clara, de cabelo loiro e liso”, disse.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf