Farc saem da “lista de terroristas” dos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AFP/VEJA

Os Estados Unidos retiraram nesta terça-feira, 30, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) da lista de organizações terroristas internacionais, permitindo que autoridades americanas possam trabalhar com membros do grupo enquanto eles continuam a sua transição para a vida política.

A medida, anunciada pelo Departamento de Estado, ocorre mais de cinco anos após a assinatura de um acordo de paz com o governo da Colômbia. Em 2018, o grupo participou de um descomissionamento supervisionado pela ONU da última de suas armas acessíveis.

Em comunicado nesta terça, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse que a remoção da designação de “terrorista” tornaria mais fácil para o país apoiar a implementação do acordo. A mudança, no entanto, não anula nenhuma das acusações feitas pelos americanos contra ex-líderes das FARC, inclusive por narcotráfico.

Fundada em 1964, as Farc atuaram em uma era de violência política e devastadora no país sul-americano, realizando bombardeios, assassinatos e sequestros em nome da redistribuição de renda.

Em 1997, após mais de três décadas de confrontos com o governo local, os Estados Unidos designaram oficialmente as FARC como uma organização terrorista.

Já em 2017, perto de completar um ano do acordo de paz, ex-combatentes formaram o partido político Força Alternativa Revolucionária do Comum. E em janeiro deste ano, o grupo mudou o nome para “Comunes” para se dissociar da imagem da guerrilha.

Na prática, a remoção da lista permite a Washington apoiar programas envolvendo ex-combatentes, como a remoção de minas terrestres e a substituição de plantações ilegais.

Além disso, a mudança também faz com que agências americanas possam trabalhar em áreas onde os soldados desmobilizados das FARC estão localizados.

Cerca de 13.000 guerrilheiros já entregaram suas armas desde a assinatura do pacto. No entanto, mais 5.000 membros se recusaram a participar do acordo e continuam a atuar em várias regiões da Colômbia. Os dois principais grupos dissidentes que se formaram a partir do original permanecem na lista de terrorismo internacional.

De acordo com o instituto de pesquisa Indepaz, além deles existem mais 90 organizações armadas em toda a Colômbia, totalizando 10.000 membros ativos.

Veja

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf