“Filé” do 5G ficará com TIM, Vivo e Claro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Anatel Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images

Os lotes nacionais, da faixa de frequência de 3,5 GHz, foram arrematadas nesta quinta-feira, 4, pela Claro por 338 milhões, Telefônica por 420 milhões de reais, e Tim por 351 milhões de reais. A faixa de 3,5 GhZ é exclusiva para o 5G, com capacidade de transmissão de altíssima velocidade. Essa é a faixa mais usada no mundo para o 5G, atendendo o consumidor final e a indústria. Os lotes D33 a D36, que são lotes menores de 20 MHz da faixa de 3,5 GHz, foram vencidos por Claro (D33) no valor de 80,338 milhões; Tim (D34) no valor de 80,337 milhões; e Telefônica Brasil (D35) no valor de 80,787 milhões. O lote D36 foi considerado deserto, sem interessados.

Também foram leiloados os lotes regionais da frequência de 3,5 GHz. As vencedoras foram: Sercomtel Telecomunicações na região Norte e Estado de São Paulo, no valor de 82 milhões de reais; Consórcio 5G Sul na região Sul, no valor de 73,6 milhões de reais; Brisanet Serviços de Telecomunicações na região Nordeste, no valor de 1,250 bilhão; Cloud2u no Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, no valor de 405,100 milhões de reais; Algar Telecom no Sul de Minas, parte do Mato Grosso e Estado de São Paulo, no valor de 2,350 milhões de reais. Todas as radiofrequências regionais disponíveis foram vendidas e, até o momento, o leilão marcou a entrada de três novas empresas no mercado de telefonia móvel no Brasil.

Antes da faixa de 3,5 GhZ, a primeira frequência leiloada foi a de 700 MHz. A Winity II Telecom Ltda, ligada ao Fundo Pátria, foi a vencedora.

O leilão da 5G será ofertado em quatro lotes de frequências, divididos nas seguintes faixas: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Os dois primeiros espectros (700 MHz, 2,3 GHz) serão usados para ampliar a cobertura em cidades que ainda não contam com a tecnologia 4G e as demais (3,5 GHz e 26 GHz) são redes exclusivas de 5G com capacidade de transmissão de altíssima velocidade. Segundo o Ministério das Comunicações, o edital possui metas fixadas ano a ano e prevê cobertura em todas as cidades do país até 2028.

A licitação ainda exige dos vencedores investimentos na expansão da infraestrutura de fibra óptica na região Amazônica, estruturação da rede privativa de comunicação da administração pública federal e a entrega de kits de televisão para famílias de baixa renda do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A 5G é considerada um marco tecnológico, que vai viabilizar inovações e impulsionar o desenvolvimento de tecnologias dignas de ficção científica, como carros autônomos, experiência de comunicação por realidade virtual com pessoas em outros lugares (metaverso), casas e eletroeletrônicos inteligentes e automatizados, etc. “Quando associado a outras tecnologias como Cloud, Inteligência Artificial, Edge Computing e outros, a 5G também abrirá um espaço para inovações e desenvolvimento de aplicações que sequer existem hoje”, diz a Accenture. A tecnologia também vai melhorar a experiência dos usuários com a navegabilidade: a latência, que é o tempo de resposta para transmissão de dados, será reduzida dramaticamente, de cerca de 50 milissegundos no 4G para menos de 1 milissegundo no 5G.

Na abertura do certame, o ministro das Comunicações Fábio Faria falou sobre o potencial impulsionador que o 5G deve trazer para a economia e agradeceu ao presidente e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pela realização de um leilão não arrecadatório. Segundo Faria, o dinheiro do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), que existe há mais de 20 anos, nunca foi utilizado para investimento em telecomunicações. “Por isso temos esse deserto digital. O governo Bolsonaro abriu mão de 50 bilhões de reais que poderia entrar no caixa”, disse Faria.

Ainda segundo o ministro, o Brasil vai ser primeiro país da América Latina a ter o 5G e vai virar um “hub de inovação para receber investimentos e exportar a tecnologia para vários países”. A 5G, a quinta geração de internet móvel, pode ser cem vezes mais veloz que o 4G. A previsão é que o leilão movimente 50 bilhões de reais para viabilizar a cobertura 5G em todas as capitais do país até julho de 2022, garantir internet móvel em toda a rede pública e ampliar a rede 4G para cidades ainda não cobertas pela tecnologia.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf