Filho de Bruno Covas fala em “fazer política sem ódio”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Tomás Covas, filho do ex-prefeito de São Paulo Bruno Covas, que morreu há seis meses vítima de câncer, reativou a conta do pai no Instagram, nesta quarta-feira, para relembrar os feitos do político frente à prefeitura da capital. Em vídeo publicado no perfil, e compartilhado pela conta oficial do PSDB, Tomás fala sobre as “lições de ética e democracia” deixadas por Covas e defende uma “política sem ódio”.

“Dia 16, fez seis meses da morte de meu pai. Para marcar essa data, resolvemos reativar o Instagram dele, colocando posts sobre o que ele fez na gestão frente à prefeitura de São Paulo. (…) Vamos sempre lembrar das lições de ética e democracia que ele deixou para a gente, que é possível fazer política sem ódio”, diz o filho do ex-prefeito na publicação.

Covas morreu com 41 anos no dia 16 de maio, após quase dois anos lutando contra um câncer na cárdia, uma válvula entre o esôfago e o estômago. Eleito prefeito de São Paulo no último ano, o político seguia os passos de seu avô, o ex-governador Mário Covas. Agora, seu filho, Tomás, também ensaia sua entrada no campo político, tendo se filiado ao partido do pai e do avô, o PSDB, em agosto deste ano.

Na mesma época, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou em suas redes sociais que o filho de Bruno Covas, de 16 anos, havia sido contratado como estagiário no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

A filiação veio dias depois de Tomás criticar publicamente o presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, o presidente havia se referido a Bruno Covas como “o outro que morreu” ao falar que o ex-prefeito havia decretado medidas de restrição à Covid-19 e, pouco depois, ido, junto ao filho Tomás, assistir à final da Libertadores no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Em resposta, Tomás afirmou que a ida ao estádio respeitou todos os protocolos sanitários ao contrário do comportamento do presidente que, segundo ele, costuma agir de forma negacionista em relação à pandemia e chega a dispensar o uso de máscaras. O filho de Covas disse ainda que a ida ao jogo foi uma das últimas oportunidades para passar um tempo com o pai, que estava com o quadro da doença avançado.

“Era de se esperar mais liturgia e modos de alguém que ocupa cargo de tal estatura (…). Bolsonaro não tem nenhuma capacidade para ser presidente da República sendo um negacionista”, disse Tomás na época em mensagem enviada ao GLOBO.

Sobre uma possível retratação de Bolsonaro, Tomás afirmou ainda que acreditava não ser uma possibilidade “conhecendo a pessoa de mau caráter e sem respeito que ele é”.

No início de outubro, Tomás também criticou a filiação da deputada federal Joice Hasselmann ao PSDB, após ter deixado o PSL. Em publicação feita no perfil do partido no Instagram, que celebrava a chegada da parlamentar, o filho de Covas classificou a entrada de Joice na sigla como uma “vergonha” em letras maiúsculas com três emojis de vômito nos comentários.

No dia seguinte à crítica, porém, Tomás e Joice foram vistos juntos durante um almoço em São Paulo, acompanhados de um dos assessores do governador paulista.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf