Filiação de Bolsonaro ao PL mantém barra planos de Castro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

A filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL dá uma guinada na construção do palanque à reeleição do presidente no Rio de Janeiro, onde o governador Cláudio Castro, do mesmo partido, procurava ficar à meia distância do governo federal. Também em busca da recondução ao mandato, Castro articulava uma ampla aliança para a chapa majoritária, na qual caberia o PSD do prefeito da capital, Eduardo Paes, para o posto de vice e até o PT do presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, pré-candidato ao Senado.

Com a ida para o PL, Bolsonaro amarra Castro como seu palanque estadual e risca o chão, delimitando campos mais claros, à esquerda e à direita.

Ainda assim, interlocutores do governador reconhecem que prefeitos podem evitar a “venda casada do PL” e aderir ao voto Lula-Castro, reduzindo a vantagem de Bolsonaro de concorrer com o mesmo número, 22, do agora correligionário à frente do Palácio Guanabara. “Vai ter muito prefeito votando Lula e Cláudio, por gratidão ao governador, devido às obras pelo Estado, e ao ex-presidente, por opção eleitoral. Isso vai acontecer”, afirma um integrante da equipe de Castro.

Convidado na noite de segunda-feira pelo governador para ser o vice na chapa à reeleição, o prefeito Waguinho (PSL), de Belford Roxo, presidente estadual do futuro União Brasil, compartilha da opinião. Ele coordenará a campanha de Castro na populosa Baixada Fluminense, diz ser um fiel bolsonarista, mas afirma que para o presidente da República a briga será dura.

“O pau vai quebrar. Muita gente que está com Cláudio Castro puxa voto para os dois lados. Então os cabos eleitorais acabam levando essas pessoas a votarem, independentemente se esteja com Lula ou Bolsonaro. Vai misturar”, afirma.

Além do PL e do União Brasil, a chapa majoritária governista deve incluir o PP e o Republicanos. Entre os cotados ao Senado estão o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), o ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), o deputado federal Otoni de Paula (PSC) e o senador Romário (PL). A situação do ex-jogador de futebol se torna mais complicada já que também é do PL de Castro e Bolsonaro e sua vaga pode ser necessária para atender aos aliados.

Waguinho afirma que pode até abrir mão da posição de vice na chapa, se Castro precisar dela para consolidar a estratégia eleitoral. Neste caso, ele sugere que o União Brasil indique a deputada Clarissa Garotinho para o Senado, tendo o PP na vice, por exemplo, com Rogério Lisboa.

Por essa formatação, a chapa majoritária agregaria, além do prefeito de uma cidade importante da Baixada, o reforço do clã Garotinho no interior do Estado. Lisboa confirma que foi sondado por Castro, mas lembra que tem dificuldade, pois está sem vice, e sua saída da prefeitura levaria à convocação de novas eleições.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf