Globo tem pior outubro da história

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

No ibope, outubro foi o pior mês da história para duas das maiores emissoras comerciais do país: Globo e SBT.

Ambas fecharam o mês passado com a pior média de audiência mensal de suas respectivas histórias, segundo dados consolidados da Kantar Ibope, obtidos com exclusividade pela coluna.

Ainda líder isolada —e com grande folga sobre a concorrência—, a Globo terminou o mês passado com 10,8 pontos e 30,7% de “share” no mercado nacional, chamado de PNT (Painel Nacional de Televisão).

Esse é o resultado da medição nas 24 horas do dia e são estudadas as 15 maiores regiões metropolitanas do país.

Reforçando a respeito da liderança da Globo: significa que cerca de 3 em cada 10 TVs ligadas no país continuam sintonizadas na TV da família Marinho 24 horas por dia (os tais 30,7% de “share”, ou participação no universo de TVs ligadas).

Mas a queda de “share” global chegou a 25% em apenas 19 meses.

Atrás da Globo veio a Record, que fechou com 4,6 pontos e 12,9% de share. Um crescimento de 5% em relação a setembro, que certamente foi causado por “A Fazenda”, “Top Chef”, além da novela “Gênesis” —que virou uma dor de cabeça para a Globo em praças como Salvador e Goiânia.

Em terceiro lugar já longínquo ficou o SBT e sua programação cheia de improvisos, reprises e mudanças de planos repentinas: marcou 3,4 pontos e 9,7% de share —o pior resultado de seus 40 anos de existência.

Nunca tão poucos aparelhos de TV no Brasil sintonizaram a TV de Silvio Santos.

Em quarto lugar entre as TVs comerciais veio a Band, com 1,0 ponto e 2,8% de “share” nacional, o que, convenhamos, é bem pouco para uma emissora com tanta tradição e que fará 55 anos em 2022.

Em último, a RedeTV com 0,4 ponto de ibope (o que é considerado tecnicamente “traço”, por estar abaixo de meio ponto) e 1,0% de “share”.

Por que essa queda está ocorrendo na TV aberta —e, em especial, na Globo?

Já falamos sobre isso aqui várias vezes.

A explosão do streaming está afetando não só as TVs abertas do ponto de vista de conteúdo (os streamings têm muito mais acervo), mas alterando o comportamento, o hábito do telespectador.

Se antigamente a família se reunia todas as noites na TV para assistir novela, hoje esse “núcleo” familiar se fragmentou, com cada um assistindo o que quer em seu celular ou quarto.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf