Guedes inventa crescimento do Brasil “acima da média mundial”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters/25-10-2021

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira a investidores e empresários em Dubai, nos Emirados Árabes, que o Brasil está “crescendo acima da média mundial” e pediu para a plateia confiar no país.

As declarações foram feitas durante a abertura do evento Invest in Brasil Forum, que faz parte da programação da viagem oficial do presidente Jair Bolsonaro ao Oriente Médio, iniciada no sábado. Até o fim da semana, o presidente também visitará Bahrein e Qatar.

— O Brasil foi uma das economias que menos caíram, voltaram mais rápido, criaram mais empregos e estamos crescendo, também, acima da média mundial. Isso, graças à orientação do nosso presidente de não deixar nenhum brasileiro para trás durante a pandemia — disse Guedes.

No ano passado, o PIB brasileiro registrou queda de 4,1%, na comparação com 2019, afetado pela pandemia de Covid-19. O país teve o 21º melhor desempenho no ranking de 50 países elaborado pela Austin Rating.

Em 2021, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) estima um crescimento de 5,2% no país, abaixo da média mundial prevista pelo órgão, de 5,7%.

Já o FMI estima um crescimento mundial de 5,9% em 2021, enquanto prevê que o Brasil cresça 5,2% neste ano. O boletim Focus, que reúne as estimativas do mercado financeiro, prevê atualmente que o Brasil fechará o ano com crescimento de 4,93%.

Guedes costuma repetir em seus discursos que a economia brasileira vai “surpreender” e que crescerá acima das expectativas.

— Não faltou dinheiro para a saúde, mas ao mesmo tempo nós prosseguimos com as reformas estruturantes. Todas as projeções era de que cairíamos 10%, nós caímos 4%; de que o Brasil ficaria em depressão, nós voltamos em V. Criamos empregos durante o ano de 2020, ao contrário das recessões anteriores — disse Guedes.

No discurso, Guedes chegou a afirmar que a economia brasileira “está crescendo 5,5% neste ano”, sem informar a origem da estimativa. O próprio governo prevê uma alta menor neste ano, de 5,3%.

— A economia está crescendo 5,5% esse ano e já temos contratados, para os próximos anos, mais de US$ 100 bilhões em contratos assinados em ferrovias, gás natural, petróleo, energia elétrica, ferrovias, portos — disse o ministro da Economia.

Ainda no evento em Dubai, Guedes afirmou que “espera de braços abertos” os recursos dos Emirados e que o Brasil vem se tornando um paraíso para investimentos.

— Estamos privatizando, removemos os privilégios da Previdência Social. Confiem no Brasil e venham para o Brasil — disse.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf