Jornalistas investigativos vão monitorar ataques a colegas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) estreou nesta semana uma nova fase do projeto Ctrl+X, que possibilita registrar e monitorar a perseguição judicial contra jornalistas do país. O site passou a incluir novos processos que têm sido usados contra a liberdade de expressão e de imprensa, mas que não necessariamente pedem a retirada de algum conteúdo.

Quatro novas variáveis foram desenvolvidas para mapear essas ações: solicitação de indenizações, processos diretamente contra pessoas, processos com origem nos Juizados Especiais Cíveis e ações criminais.

O banco dados, que segue em constante atualização, reúne hoje 5.526 processos no total. Desses, 5.514 são ações de retirada de conteúdo e 12 não têm esse pedido pedido. As solicitações de indenização somam 198 processos. Além disso, já são 148 ações com origem em Juizados Especiais Cíveis, sendo 112 movidos por políticos ou em benefício de algum político.

Já os processos feitos contra pessoas somam 221 casos, sendo 144 movidos por políticos. As ações criminais são as com menos registros, apesar da possibilidade de resultar em consequências de maior gravidade. Até a publicação da nota, o banco registrava 14 processos desse tipo, sendo o Distrito Federal recordista nesse tipo de ocorrência.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf