Kamala Harris é a primeira mulher a presidir os Estados Unidos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sean Rayford/Getty Images

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se tornou nesta sexta-feira, 19, a primeira mulher da história a comandar o país. Devido a uma colonoscopia de rotina, na qual esteve sob anestesia, o presidente Joe Biden transferiu os poderes presidenciais de forma temporária para Harris.

Passada uma hora e 20 minutos, o cargo voltou para Biden. Kamala, por sua vez, foi presidente das 10h10 às 11h35, no horário local.

A situação, no entanto, acontece em um momento conturbado para a democrata. Uma pesquisa de opinião divulgada em 7 de novembro indicou que apenas 28% dos americanos aprovam a californiana, o que faz dela a vice menos popular dos Estados Unidos em ao menos 50 anos.

Biden, que completa 79 anos no próximo sábado, 20, deu entrada no Walter Reed Medical Center nesta sexta-feira para realizar o seu primeiro exame anual de rotina desde que chegou ao cargo mais alto do país. Durante procedimentos médicos que exigem anestesia, é comum que o vice-presidente assuma poderes enquanto o chefe de Estado está incapacitado.

De acordo com a lei americana, o presidente pode enviar uma carta aos líderes do Senado e do Congresso declarando-os incapazes de exercer os deveres de seu cargo, transferindo então para o vice em exercício.

Joe Biden é o presidente em primeiro mandato mais velho da história dos Estados Unidos e sua última atualização médica pública foi divulgada há quase dois anos, quando ainda era candidato. Em um resumo de três páginas, seu médico o descreveu como um “homem de 77 anos de idade saudável e vigoroso”.

O evento médico mais significativo de sua vida se deu em 1988, quando ainda era senador. Na época, Biden sofreu um aneurisma e, já no hospital, desenvolveu uma trombose venosa e embolia pulmonar, passando por um tratamento que durou vários meses.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf