Lula acusa Bolsonaro de compra de votos no Congresso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje que o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não sofreu impeachment porque liberou muitos recursos para o Congresso via o que vem sendo chamado de “orçamento secreto”.

Lula discursou por pouco mais de uma hora no evento “Qual é o lugar do Brasil no mundo de amanhã” na faculdade de ciência política Sciences Po, em Paris, na França. Assim como no Parlamento Europeu, ele foi novamente aplaudido pelos participantes do evento.

Ainda sobre uma possível destituição de Bolsonaro, Lula disse que ela só será possível com mobilização popular.

O Bolsonaro tem mais de 160 pedidos de impeachment e nenhum foi votado. Por quê? Porque a comissão de orçamento da Câmara criou um orçamento paralelo (…) e com uma quantia dessa ninguém vai votar impeachment. Só quem vai poder votar impeachment é o povo brasileiro dizendo ‘chega. Esse país merece gente melhor’.
Lula

Outro que foi alvo das críticas de Lula no evento de hoje foi o ministro da Economia, Paulo Guedes: “Esse Guedes é efetivamente um destruidor de nações. E vocês vão saber como é que a gente vai poder consertar esse país depois que o povo eleger democraticamente um outro presidente. Porque esse Guedes mente muito, mente mais que o Bolsonaro”, disse o ex-presidente.

Em seu discurso, Lula fez muitas comparações entre a situação do Brasil quando deixou a presidência e a atual, principalmente em torno da política externa. Ele mencionou, por exemplo, o fato de Bolsonaro ter ficado isolado na última reunião do G-20 que aconteceu na Itália entre o fim de outubro e o início de novembro.

“É duro, mas é necessário admitir que na última década o mundo regrediu”, opinou o petista.

Nesse tema, Lula ainda mencionou o fim do Bolsa Família e a criação do Auxílio Brasil, programa que depende da aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios para continuar a ser pago em 2022.

“Acabou (o Bolsa Família) porque eles entenderam que era um símbolo do governo do PT e era preciso destruir para construir mais uma mentira que é o tal de Auxílio Brasil, que só tem data pra começar e não vai acabar nem no fim do ano porque o dinheiro que eles têm pra pagar não é do Orçamento, é mais uma medida, mais uma PEC do Congresso Nacional pra ver se o governo consegue melhorar um pouco nas pesquisas”, afirmou.

O UOL entrou em contato com o Palácio do Planalto e com o Ministério da Economia, mas eles ainda não se manifestaram sobre os comentários de Lula.

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf