Maior preocupação da população é a economia, diz pesquisa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A economia é o principal problema do país, segundo 48% dos entrevistados em novembro, enquanto saúde/pandemia perdeu um pouco mais a importância e recebeu 17% das respostas de pesquisa Quaest feita a pedido da Genial Investimentos. Em outubro, esses percentuais eram de, respectivamente, 44% e 24%. Corrupção ficou praticamente estável, ao oscilar de 10% para 9%.

Em julho deste ano, quando a pandemia de covid-19 ainda mostrava números bastante alarmante de mortes e casos, saúde liderava as respostas, com 41% do total, e economia detinha 28% das respostas.

Essa melhora na questão sanitária se refletiu também nas respostas sobre o nível de preocupação com a pandemia: em novembro, 55% ainda se diziam muito preocupados, ante 79% em julho passado.

Destrinchando um pouco mais a questão econômica, a pesquisa Quaest apurou que o crescimento é o principal problema que o país enfrenta hoje, para 23% dos entrevistados, ante 19% em outubro. Desemprego recuou de 15% para 14%, enquanto inflação subiu de 9% para 11% das respostas de um mês para outro.

Fome/miséria é o principal problema social do país atualmente, segundo 10% das respostas, três pontos a mais do que no levantamento de outubro, enquanto desigualdade e pobreza se mantiveram estáveis em, respectivamente, 2% e 1%.

Com exceção do quesito corrupção, em que o presidente Jair Bolsonaro é considerado a pessoa mais adequada para resolver o problema, com 33% das respostas dos entrevistados, nos outros temas perguntados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera. Neste quesito em particular, ele recebeu 24% das respostas.

Nas questões sociais, Lula recebeu 47% dos votos dos entrevistados como sendo a pessoa indicada para resolver o problema – 5% de Bolsonaro -, percentual que fica em 33% quando se trata de economia (11% de Bolsonaro), 32% quando o tema é desemprego (15% do presidente), 27% saúde/pandemia (15% de Bolsonaro).

Para 73% das pessoas ouvidas no levantamento, a economia piorou em novembro, percentual que estava em 69% em outubro e em 62% em agosto. Mesmo assim, 42% acreditam que a economia vai melhorar, desempenho melhor que os 39% que tinham essa visão em outubro. Um total de 66% acredita ainda que a diferença entre ricos e pobres aumentou no último ano, ante 7% que avaliam que diminuiu.

A pesquisa foi realizada de 3 a 6 de novembro, com 2.063 entrevistados com 16 anos ou mais. Tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf