Médico recusa condecoração oferecida por Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O epidemiologista Cesar Victora recusou a Ordem Nacional do Mérito Científico concedida a ele pelo presidente Jair Bolsonaro. Não quis compactuar com um governo que “boicota ativamente as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva”.

Condecorado com o título de grão-cruz da Ordem em decreto de Bolsonaro publicado no Diário Oficial, Victora enviou hoje carta a Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, recusando a homenagem.

Além de Victora, foram condecorados 32 professores e pesquisadores. Entre eles, dois críticos à atuação do governo na pandemia, Marcus Vinícius Lacerda (Fiocruz/Amazonas) e Adele Schwartz Benzaken (UNAIDS). Ambos tiveram o título revogado hoje por Bolsonaro, mas Victora, referência mundial em estudos de aleitamento materno, deixou claro que decidiu recusar antes de saber da deselegância cometida contra Marcus e Adele.

Leia aqui trechos da carta de Cesar Victora, explicando por que a distinção, “talvez o maior reconhecimento para qualquer cientista brasileiro”, o deixou “dividido”.

“A homenagem oferecida por um governo federal que não apenas ignora, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não me parece pertinente. Como cientista e epidemiologista, tenho tornado pública, através de palestras e artigos científicos, minha completa oposição à forma como a pandemia de COVID‐19 tem sido enfrentada por esse governo”.

“Mais ainda, enquanto cientista não consigo compactuar com a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e em especial os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência têm sido utilizados como ferramentas para retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade cientifica brasileira nas últimas décadas”.

“Escrevi o texto acima antes de ficar ciente de que as indicações de dois colegas cientistas com posições críticas ao governo federal foram tornadas sem efeito, conforme o Diário Oficial de 5 de novembro. Tal atitude somente reforça minha decisão de não aceitar a distinção a mim oferecida”.

A recusa de Victora à Ordem do Mérito Científico foi saudada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em carta enviada pelo presidente da Sociedade, Celso Ferreira Ramos Filho.

Celso parabeniza Victora pela “atitude corajosa, digna, e a ser seguida por outros agraciados – atuais e passados. Não sei se será…”. Também condena a “atitude indigna e vil de um governo incompetente e desastrado: não lê o que assina”. Diz que Bolsonaro “deu um tiro no próprio pé: a homenagem a Marcus e Adele talvez passasse despercebida”. Não mais, com o cancelamento da condecoração. Mais um retrato das trapalhadas e do negacionismo desse governo.

A Academia Brasileira de Ciências juntou sua voz a quem condena a “retificação” do decreto de Bolsonaro. Manifestou indignação pelo “expurgo de Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda, notáveis cientistas”, da lista de agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

“Esse ato, inédito no país e típico de regimes autoritários, é mais um ataque à ciência, à inovação e à inteligência do país”, continua a nota da Academia. “Ciência e inovação estão sendo debilitadas por uma política econômica equivocada, que mira o horizonte imediato, com medidas que prejudicam o futuro do Brasil. Ataques irresponsáveis à evidência científica prejudicam o desenvolvimento nacional e afetam diretamente a saúde da população”.

A Academia reivindica “o retorno à lista dos nomes arbitrariamente retirados”. E afirma que o governo Bolsonaro promoveu “um ataque frontal ao espírito da Ordem Nacional do Mérito Científico”, que não se presta a “expurgos políticos”.

Resta saber como reagirão outros agraciados diante da polêmica instalada.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf