Militâncias tucana e petista dificultam acordo Lula-Alckmin

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Em entrevista no Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu pela primeira vez publicamente a possibilidade de formar uma chapa com o ex-governador tucano Geraldo Alckmin. “Não há nada que tenha acontecido entre eu e o Alckmin que não possa ser reconciliado. Política às vezes é como um jogo de futebol, você dá uma botinada no cara, ele cai de dor, mas depois que acaba o jogo, eles se abraçam e vão tomar uma cerveja e discutir o próximo jogo”, disse Lula.

Lula e Alckmin disputaram a eleição de 2006, vencida pelo petista no segundo turno. “Eu disputei as eleições de 2006 com o Alckmin, mas tenho profundo respeito por ele. Tenho extraordinária relação de respeito com o Alckmin. Eu fui presidente enquanto ele era governador (de São Paulo). Não há nada que aconteceu entre nós que não possa ser reconciliado”, disse.

As declarações foram dadas em uma entrevista coletiva. No início da resposta, Lula foi cauteloso ao citar que, pela imprensa, ele já teria “22 vices”, e que só trabalharia no assunto depois de assumir a sua candidatura.

Lula está na Europa para um giro de encontro com políticos e reforçar as diferenças com Bolsonaro, cuja imagem no Exterior é péssima. No domingo, ele se encontrou com Olaf Scholz, provável sucessor de Merkel. Em Paris, ele deve se encontrar com os pré-candidatos da esquerda francesa Anne Hidalgo e Jean-Luc Mélenchon e, em Madri, como o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez.

O ex-presidente e Alckmin tiveram três conversas por telefone nas últimas semanas, mediadas pelo ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-governador Márcio França. Nas conversas, não se falou em acordo para uma chapa única, mas na necessidade de uma composição entre os partidos de oposição no segundo turno para derrotar o presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, Alckmin disse que Lula “tem apreço pela democracia” e que estava “honrado” pela possibilidade de ser candidato a vice.

Apesar dos salamaleques, a possibilidade de um acordo é baixa. De saída do PSDB, Alckmin é candidato a governador de São Paulo e lidera as pesquisas. O candidato do PT deve ser Fernando Haddad. Para ser vice de Lula, Alckmin teria de enfrentar as críticas de seu eleitorado histórico, que sempre foi antipetista, além do PT paulista, oposição a todos seus governos.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf