Ministro do Meio Ambiente tenta justificar “cautela” para divulgar desmatamento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reuters

Na tentativa de justificar o atraso na divulgação dos dados sobre o desmatamento da Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse que “talvez tenha sido por cautela”. “Talvez tenha sido por cautela que o Inpe tenha atrasado a divulgação desses dados para alguma revisão, mas eu não tenho essa informação do Inpe. O que eu tenho informação é que foi divulgado hoje e nós estamos aqui deixando claro que esse número é inaceitável e nós vamos combater total”, disse em coletiva na noite da quinta (18).

Conforme estatísticas coletadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 2020 e 2021 a área compreendida dentro da Amazônia Legal registrou uma alta de 22% no desmatamento irregular em relação ao período imediatamente anterior. Isso corresponde a uma devastação de 13.235 km2. Esses dados compõem um relatório sobre desmtamento que, apesar de ter sido lançado nos sistema do órgão em 27 de outubro, apenas nesta quinta foi divulgado à imprensa e à sociedade.

Até a semana passada, os olhos de ambientalistas e líderes mundiais esteve voltado para a Conferência do Clima, a COP26. Realizada em Glasgow, na Escócia, a Conferência do Clima teve o debate centrado em metas capazes de minimizar os efeitos do aquecimento global.

Durante o evento, entidades e ambientalistas pediram aos representantes do Brasil dados atualizados sobre a área da Amazônia Legal desmatada. Após a divulgação do relatório, o Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT) emitiu nota na qual afirma que governo brasileiro foi insistentemente questionado sobre os dados de desmatamento durante a COP26, mas a resposta era de que o “PRODES ainda não tinha concluído o seu relatório anual. Pura mentira!”.

Joaquim Leite também disse que os dados apresentados não refletem a atuação do governo, via Força Nacional, para combater o desmatamento na região da Amazônia.

“Os números que tiveram uma alta que não refletem exatamente a atuação dos últimos meses, que nós estamos sendo mais presentes. E a Força Nacional, junto com Ibama e ICMBio, têm atuado em 23 municípios de forma permanente”.

Ao longo de todo o evento, a delegação brasileira recebeu duras críticas pela condução das políticas ambientais. O presidente Jair Bolsonaro optou por não participar presencialmente da Conferência. Na última segunda (15), durante viagem aos Emirados Árabes, afirmou que a Amazônia “não pega fogo porque é úmida” e que a floresta segue preservada “que nem em 1500”.

Ainda assim, na COP26 o país assinou a Declaração de Florestas, na qual se compromete com a redução do desmatamento.

De maneira semelhante, ainda durante o evento, representantes do Brasil firmaram compromisso de reverter a perda florestal e reduzir em 30%, em relação a 2020, as emissões de metano e em 50% a produção de gases de efeito estufa.

Apesar disso, os compromissos assumidos não foram o bastante para garantir ao país o destrave do Fundo Amazônia. Composto por contribuições bilionárias de países europeus, este fundo financia ações de proteção à floresta, mas está bloqueado desde o primeiro ano do governo Bolsonaro devido a denúncias em relação à atuação do ex-ministro Ricardo Salles.

Congresso em Foco  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf