Moro adota discurso pró-mercado financeiro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: André Coelho/Valor

Prestes a se filiar ao Podemos, o ex-juiz Sergio Moro desembarcou ontem em Brasília para reuniões políticas e usou as redes sociais para se manifestar sobre o Auxílio Brasil, o programa social do governo federal que substituirá o Bolsa Família. Na postagem, ele defendeu a importância da responsabilidade fiscal.

“Aumentar o Auxílio Brasil e o Bolsa Família é ótimo. Furar o teto de gastos, aumentar os juros e a inflação, dar calote em professores, tudo isso é péssimo. É preciso ter responsabilidade fiscal”, escreveu Moro no Twitter.

A declaração ocorreu no dia em que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tentava colocar em votação a proposta de emenda constitucional (PEC) dos precatórios, para abrir espaço fiscal para o financiamento do programa.

Uma das preocupações do Podemos é que o ex-juiz da Lava-Jato não pode ser visto como um candidato de bandeira única – o combate à corrupção. Ele tem sido incentivado a começar a falar de outros temas, especialmente de economia.

“O Moro mostrará na campanha que, além de ser um homem honesto, que tem princípios, briga pelo fim do foro privilegiado, pela prisão em segunda instância e pelo combate à corrupção, também é um homem que entende de economia, de educação, de política e que é capaz de unir os brasileiros”, disse o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) em nota divulgada ontem para a imprensa.

O parlamentar paranaense tem sido um dos principais articuladores para lançar o nome do conterrâneo à Presidência. Segundo ele, “no governo Sergio Moro não haverá espaço para o ódio e para a perseguição a adversários políticos”.

O primeiro dia do ex-ministro da Justiça em Brasília, no entanto, já deu uma pequena demonstração das dificuldades que Moro terá para colocar de pé a pré-candidatura. Um jantar que havia sido marcado com integrantes do PSL foi cancelado.

O encontro estava sendo organizado pelo deputado Junior Bozzella (PSL-SP), mas dirigentes da sigla avaliaram que não seria bom para o partido já começar a discutir a eleição presidencial do ano que vem antes mesmo de completar o processo de fusão com o DEM, que dará origem ao União Brasil. Aliados de Moro também concordaram que era melhor não criar problemas com a nova legenda, que é vista como uma potencial aliada para 2022.

Entusiasta da candidatura de Moro, Bozzella disse a interlocutores que, de qualquer forma, tentaria encontrar o ex-juiz.

O ex-juiz também tem mantido conversas com representantes do Movimento Brasil Livre (MBL), e deve participar de um congresso do grupo no fim do mês.

Moro pediu demissão do Ministério da Justiça em abril do ano passado acusando o presidente Jair Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal (PF) para blindar amigos e familiares.

Depois de uma temporada nos Estados Unidos, como consultor da Alvarez & Marsal, ele retornou ao país esta semana para começar a articular a sua candidatura. A filiação ao Podemos está marcada para quarta-feira.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf