Moro e Tucanos “decidem” reduzir número de candidaturas de “centro”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Amanda Perobelli / Reuters

Na rodada de conversas que tem feito desde que decidiu se filiar ao Podemos para, possivelmente, concorrer ao Planalto, Sérgio Moro se encontrou nesta quinta-feira, 4, com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. Moro e a presidente do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), foram levar o convite para a solenidade de filiação do ex-ministro da Justiça e conversaram sobre o cenário político nacional. Houve um consenso em torno da importância de se evitar muitas divisões nas candidaturas presidenciais com perfil de centro.

“Conversamos sobre o cenário geral e, de modo especial, a necessidade de fragmentação mínima entre as candidaturas de centro”, declarou Araújo.

As chamadas candidaturas de terceira via já contabilizam pelo menos 11 presidenciáveis e existe o temor dentro desse grupo de que essa fragmentação impeça o rompimento da polarização indicada pelas pesquisas, até o momento, entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro.

“O Podemos é um dos partidos que tem mantido um diálogo constante entre os que têm buscado outra alternativa aos extremos que polarizam o País”, disse o tucano.

A preocupação com essa busca por unidade na terceira via aumentou depois que a votação da PEC dos precatórios mostrou que os presidenciáveis do grupo têm pouco ou nenhum controle sobre o voto de suas bancadas no Congresso. Embora dirigentes e pré-candidatos tenham se manifestado contrariamente ao texto, deputados dos partidos que fazem oposição a Bolsonaro acabaram votando numa proposta que é vista como estratégica eleitoralmente para a reeleição do presidente, já que dribla o teto de gastos para pagar o Auxílio Brasil. A reação a esse comportamento foi tão grande que Ciro Gomes chegou a anunciar que sua pré-candidatura estava suspensa por causa dos votos dados pelo PDT a PEC.

A conversa de Moro com Bruno Araújo ajuda a manter os laços de proximidade com o PSDB, especialmente com o governador de São Paulo, João Doria. Araújo disse que não vai poder comparecer à filiação porque estará viajando, mas enviará um representante oficial do PSDB. E Doria já confirmou que vai comparecer ao encontro.

Moro passou quarta e quinta-feira em Brasília mantendo uma série de conversas com representantes de forças que poderão estar ao seu lado em 2022 ou recebendo seu apoio, caso recue da participação da disputa presidencial. Além do tucano, Moro se encontrou com o presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, que também foi convidado para a filiação, assim como Luiz Felipe d’Ávila, pré-candidato do partido ao Planalto.

Moro também se reuniu com o senador Alessandro Vieira, pré-candidato do Cidadania e com o líder do partido na Câmara, deputado Alex Manente (SP). “Estive hoje com Sérgio Moro para discutir a pauta que mais nos une em prol do Brasil: a prisão após condenação em segunda instância. Moro se colocou preparado e animado para nos ajudar a mobilizar forças e energia para votar esse importante projeto para o Brasil”, disse o deputado.

Estadão 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf