Mourão tem dia de Bolsonaro e ameaça jornalistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) se irritou, na manhã desta terça-feira (16/11), ao ser questionado por jornalistas sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá “a cara do governo“. A declaração do chefe do Executivo nacional foi criticada pela oposição, que interpretou o episódio como um sinal de possível interferência bolsonarista no certame.

Mourão mandou os jornalistas “baixarem a bolinha” ao ser questionado sobre as falas de Bolsonaro. O militar ainda saiu em defesa do presidente e afirmou que “nenhuma questão do Enem foi modificada“. Segundo o general, o chefe do Executivo havia manifestado apenas uma ideia.

“Espera aí, gente. Vamos baixar a bolinha, né? Pô, vocês conhecem o presidente. Ele tem uma maneira de se manifestar e eu não vou ficar aqui tecendo crítica ao presidente, sendo que eu sou vice dele. Eu já falei isso pra vocês várias vezes. Essa pergunta não cabe mais para mim, por favor”, disse Mourão, em tom de exaltação.

Durante declaração à imprensa, em Dubai, Bolsonaro afirmou que as questões do Enem não repetirão “absurdos” do passado, em referência a perguntas voltadas, segundo ele, para ideologias. Na ocasião, o mandatário disse ainda que, anteriormente, os temas de redação “não tinham nada a ver com nada”.

“Ninguém está preocupado com aquelas questões absurdas. No passado, caíam temas de redação que não tinham nada a ver com nada. Agora, há realmente algo voltado para o aprendizado”, disparou Bolsonaro.

Segundo o general, o governo não interferiu nem interferirá no exame.

“O presidente fez menção, simplesmente, a algo que é a ideia dele, pô, tem liberdade para isso. O Enem tá baseado num banco de dados que foi construído há muito tempo, as questões não tão variando. O governo não mexeu em nenhuma questão do Enem. As questão são feitas de acordo com a metodologia do Inep”, disse o general a jornalistas.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf