MPF investiga delegado bolsonarista da PF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MPF / Divulgação

O Ministério Público Federal deu andamento às primeiras diligências para investigar por suposta improbidade administrativa o delegado da Polícia Federal Felipe Alcântara de Barros Leal, afastado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moares, do inquérito que investiga o presidente Jair Bolsonaro por interferência política na corporação.

Leal foi excluído da condução do inquérito, em agosto, após pedir diligências que, segundo Moraes, não se relacionavam com o objeto original da investigação, aberta após a saída de Sergio Moro do governo Bolsonaro. A procuradora da República Melina Flores pediu acesso à íntegra do inquérito para comparar com as medidas tomadas pelo delegado e entender se eram, ou não, pertinentes à investigação.

O requerimento foi endereçado ao ministro do Supremo. Ela também aguarda a cópia dos documentos produzidos por Leal. Segundo a procuradora, “os fatos narrados podem tratar de possível desvirtuamento da finalidade” do inquérito “e configurar atos de improbidade administrativa”.

Paralelamente, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, braço-direito do procurador-geral, Augusto Aras, pediu uma investigação à PF sobre possível abuso de autoridade do delegado.

Ao afastar Leal, Moraes citou diligências que o delegado encaminhou e o ministro considerou inadequadas, como um pedido para que a PGR encaminhasse cópia de qualquer eventual procedimento instaurado para averiguar se a Agência Brasileira de Informações (Abin) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) haviam buscado informações com o fim de orientar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) no caso das rachadinhas.

Leal também pediu acesso ao procedimento de exoneração do colega Alexandre Saraiva do comando da Superintendência da PF do Amazonas – o mesmo que denunciou o suposto envolvimento do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles com o contrabando de madeira ilegal na região. Leal buscou, ainda, informações a respeito da não nomeação do delegado Franco Perazzoni para um cargo na cúpula da PF.

Em esclarecimentos enviados ao ministro, o delegado afirmou que, no caso da Abin, o episódio, revelado pela revista Época, tinha conexão com a investigação sobre a suposta ação do presidente Bolsonaro para usar órgãos de investigação e blindar seus aliados. E, no caso de Saraiva e Perazzoni, que protagonizaram investigações que acabaram atingindo Ricardo Salles, o delegado afirmou que queria entender se o presidente não estaria blindando o ex-chefe do Meio Ambiente. De acordo com Leal, as diligências cabiam ao caso para solucionar “lacunas investigativas”.

Ao Estadão, o delegado afirmou que recebe a notícia da investigação com “com serenidade, convicto de ter atuado nos limites legais, como sempre”. “As diligências delineadas no inquérito possuem nexo com as linhas investigativas”, disse.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf