No G20, Bolsonaro recebeu tratamento de ditador

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro é um homem isolado no mundo e com um status equivalente a de um líder de uma republiqueta decadente e sanguinária.

Se essa era uma realidade que eu via e denunciava todos os dias nos últimos meses, a ficção que o bolsonarismo construiu nas redes sociais parecia conseguir sobreviver graças à impossibilidade de cúpulas presenciais e de viagens. O Zoom camuflava o desprezo que o mundo nutria pelo presidente brasileiro.

Mas isso tudo mudou com a decisão do G20 de organizar sua primeira cúpula presencial em dois anos, abrindo uma esperança para a reconstrução do mundo pós pandemia. A cúpula de Roma, assim, entra para a história como o momento em que líderes voltaram a se olhar, apertar mãos, ver a reação de desgosto ou simplesmente uma piscada de aprovação.

Para Bolsonaro, porém, foi reservado o mesmo tratamento que democracias dão para líderes constrangedores que, em certos momentos, passam por solo europeu. Muitos deles são ditadores ou personagens criticados por violações aos direitos humanos.

Em 2019, eu acompanhei a primeira viagem internacional de Bolsonaro. Ele foi ao encontro anual de Davos, poucas semanas depois de tomar posse. A fraude de seu governo, porém, já começava a ficar evidente para o mundo. Diplomatas do Itamaraty, de uma forma hábil, conseguiram reservar o palco principal do Fórum Econômico Mundial para o brasileiro, que teria um tempo de até 40 minutos para convencer a elite do planeta de que ele poderia ser um aliado do grande capital.

Mas sua fala foi decepcionante. Foram seis minutos de um discurso que mais parecia um pôster da Embratur. No dia seguinte, consegui entrar numa ala reservada onde o presidente estava com seus assessores para um café da manhã. Bolsonaro, que acabava de assumir uma das maiores economias do mundo, comentava com um entusiasmo infantil o fato de ter sentado ao lado de reis e empresários no jantar, na noite anterior.

Ele não tinha entendido que quem estava sentado ali era o presidente do Brasil, um mercado cobiçado pelas grandes multinacionais. Não o indivíduo Jair. Minutos depois de se gabar de estar na mesa dos grandes, seu filho Eduardo soltou um comentário aos demais assessores durante o café: “a palavra bilionário se escreve com ou sem (a letra) H?”.

Dois anos e meio depois, o analfabetismo diplomático do governo ficou evidente em Roma e eternizou um homem sem aliados, sem amigos, que menosprezou outros líderes, que ofendeu parceiros comerciais e que jogou o Brasil na sarjeta da diplomacia.

As imagens falavam por si mesmas. O primeiro-ministro italiano Mario Draghi já deu o tom assim que Bolsonaro chegou. O brasileiro, sem vacina, não recebeu um aperto de mão por parte do italiano. Estava claro: ele era tóxico.

Minutos depois, num canto da sala, seu isolamento era total, enquanto Angela Merkel, Macron, Boris Johnson, Antonio Guterres, Morrison, Trudeau, Modi e tantos outros buscavam caminhos para lidar com a pandemia e clima. Mas, entre esses chefes de governo, não faltavam ironias com o Brasil.

Mas não era apenas na antessala do G20 que o isolamento ficou escancarado. Sua agenda em três dias por Roma previa apenas um encontro protocolar com o presidente da Itália, Sergio Mattarella – obrigado a receber todos os líderes na condição de anfitrião.

Ele ainda esteve com dois personagens menores na hierarquia da diplomacia: o secretário-geral da OCDE e, num sofá numa ala de espera do local da cúpula, Bolsonaro manteve uma conversa de alguns poucos minutos com Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. Nenhum dos dois toma decisões. A realidade é que, enquanto o balé de carros blindados cruzava Roma por três dias, nenhum chefe de governo encontrou tempo para uma reunião com Bolsonaro.

Sem programação, ele saiu para caminhar e fazer turismo todos os dias em que passou pela capital italiana. Ironicamente, porém, não entrou no Vaticano e apenas conheceu o local por fora. Afinal, não havia sequer reunião marcada com o papa Francisco.

O único encontro marcado com um líder europeu, de fato, será nesta terça-feira. Trata-se do representante da extrema-direita italiana, Matteo Salvini. A ironia é de tamanha proporção que o brasileiro convidou seu aliado europeu e acusado de repetir políticas fascistas para estar na homenagem que Bolsonaro fará aos militares brasileiros que lutaram em 1944 contra….o fascismo.

O encontro com o político italiano que o resto da Europa se recusa a se reunir ainda ocorre no mesmo momento em que o mundo estava em Glasgow para negociar o futuro do planeta. Ciente que seria alvo de protestos, Bolsonaro optou por ficar longe do epicentro hoje das decisões globais.

Enquanto o vexame internacional era claro, o bolsonarismo sequestrou o estado para promover a sua base mais radical que ficou no Brasil uma viagem que simplesmente não existiu. Com a ajuda da porta dos fundos da embaixada do Brasil em Roma, o presidente escapou da imprensa e de perguntas incômodas. Caminhou com apoiadores que tinham sido orientados a ficar em determinadas áreas, enquanto equipes de seu gabinete faziam imagens “limpas” do suposto sucesso da viagem.

A seleção de quem entre os jornalistas recebia informação era evidente. Duas redes de TV próxima ao presidente foram as únicas que tiveram acesso a um jantar que ele teve na embaixada, na noite da sexta-feira. No dia seguinte, o discurso do presidente no G20 “vazou” apenas para uma emissora aliada ao governo. O restante da imprensa teve de esperar mais três horas.

A agenda oficial do presidente enviada para a imprensa tampouco era baseada em fatos reais, enquanto a Secom apenas repetia uma frase constrangedora ao ser questionada sobre diferentes pontos: “não temos informação”.

Mas a Itália já nos ensinou com Pinóquio que mentira não prospera. Ao deixar sua bolha de segurança em Roma, Bolsonaro descobriu que era persona non grata em Pádua, que religiosos e a diocese local não querem recebê-lo e que, por onde passar, haverá uma resistência contrária por parte da população estrangeira.

Os jatos de água contra manifestantes apenas são vistos quando o convidado é um ser que viola os valores da sociedade democrática.

Assim, a turnê de Bolsonaro pela Itália é o retrato de um país sem lugar hoje na parcela do mundo onde a civilização é ainda um objetivo. É a imagem da falência de um governo em sua missão de construir uma relação com o mundo. Diplomacia é política pública, é um instrumento de combate à fome, de desenvolvimento industrial, de atração de investimentos e de melhorias sociais.

O G20 foi, portanto, um encontro fundamental. A cúpula revelou que o mundo desdenha Bolsonaro e que as polêmicas geradas por sua turnê são comparadas apenas a de líderes decadentes de republiquetas que inspiram Borat.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf