OMS anuncia endosso a vacina indiana

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Indranil Aditya/NurPhoto via Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) autorizou, nesta quarta-feira (3/11), o uso emergencial da vacina Covaxin, desenvolvida pela empresa Bharat Biotech, contra a Covid-19. O imunizante não é utilizado no Brasil.

Ao analisar os dados de estudos do imunizante indiano, o Grupo Técnico Consultivo da OMS, composto por especialistas em regulamentação de todo o mundo, entendeu que a vacina atende aos padrões da entidade para a proteção contra a infecção do novo coronavírus. E também tem “benefícios que superam em muito os riscos e pode ser usada”.

“A Covaxin demonstrou ter eficácia de 78% contra Covid-19 de qualquer gravidade, 14 ou mais dias após a segunda dose, e é extremamente adequada para países de baixa e média renda devido aos requisitos de fácil armazenamento”, informou a OMS.

A aprovação da Covaxin é válida para a aplicação em pessoas com 18 anos ou mais – o imunizante não é recomendado para grávidas. A vacina baseada em vírus inativados deve ser administrada em duas doses, com intervalo de quatro semanas.

“Os dados disponíveis sobre a vacinação de mulheres gestantes com a vacina Covaxin são insuficientes para avaliar a segurança ou eficácia da vacina na gravidez; estão planejados estudos em mulheres grávidas”, afirmou a organização.

O governo brasileiro pretendia comprar 20 milhões de doses da Covaxin por R$ 1,6 bilhão. O valor de cada dose era de US$ 15, mais alto do que o preço de todas as vacinas contratadas pelo Brasil até o momento.

Suspeitas de irregularidades no contrato do Ministério da Saúde com a representante da vacina indiana levaram a pasta a suspender o acordo para a aquisição do imunizante. O acordo entre a Precisa Medicamentos e a pasta foi, inclusive, um dos alvos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado Federal. A Precisa está na lista de pedidos de indiciamentos da comissão.

Em julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerrou o processo sobre o pedido de uso emergencial da vacina.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf