Oposição comemora decisão do STF que barra compra de parlamentares

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/12-03-2021

Após o STF formar maioria contra a execução das emendas do orçamento secreto nesta terça-feira, deputados e senadores oposicionistas comemoram a decisão nas redes sociais. Líder da oposição na Câmara, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) comemorou no Twitter. ” Vitória da democracia, da República, da transparência, do bom uso do dinheiro público. É isso que significa a decisão do STF de hoje.”

Na mesma linha, os senadores Randolfe Rodrigues (REDE-AP), que foi vice-presidente da CPI da Covid, e Renan Calheiros (MDB- AL), relator da CPI da Covid, também parabenizaram o Supremo Tribunal Federal. ”Uma vitória, sobretudo, do povo! (…) Governo e Congresso devem adotar medidas de TRANSPARÊNCIA e publicidade. Grande dia!”, publicou Randolfe. Na sua conta do Twitter, Renan comenta sobre a confiança no STF. ”Sempre confiei que o STF cumpriria seu papel de guardião da Constituição”.

Por outro lado, congressistas da ala do governo criticaram a decisão do Supremo. Defensor da PEC dos Precatórios, o deputado federal e líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), disse que ”decisão do STF sobre as emendas de relator é mais uma expressão do ativismo político do poder judiciário”. O vice-líder do governo no Congresso, Marcos Rogério ((DEM-RO), publicou no Twitter que a votação do STF é para ”chancelar a decisão da ministra Rosa Weber de interferir em outro Poder da República”.

Dos dez ministros, seis votaram para validar a liminar concebida pela ministra Rosa Weber, que suspendeu os pagamentos da emenda do relator na última sexta-feira (5). Os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin acompanharam o voto de Weber. Ainda faltam votar os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques e o presidente do STF, Luiz Fux.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf