Pacheco sobe o tom contra Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

Apontado como possível candidato à Presidência da República nas eleições de 2022, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), subiu o tom das críticas a Jair Bolsonaro (sem partido).

Responsável pela palestra inaugural do 9º Fórum Jurídico de Lisboa –evento repleto de celebridades da política do Brasil e que tem o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), como um dos organizadores–, Pacheco deu um nítido tom de campanha à sua intervenção.

Do combate à pandemia até a questão do desmatamento da Amazônia, Pacheco passou por assuntos tão diversos quanto a importância do SUS (Sistema Único de Saúde), a defesa de reformas político-administrativas e citações de Ulysses Guimarães e Juscelino Kubitschek.

O senador reiterou, em diversos momentos, a importância da democracia e da separação de poderes. Sentado ao lado do ministro Gilmar Mendes e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Pacheco mandou um recado direto a Bolsonaro.

“O presidente da República tem de compreender que ele não é o presidente do Senado e não é o presidente da Câmara”, afirmou, completando que também não cabe ao Legislativo e ao Executivo interferir no STF.

“O Supremo também tem de entender que, como expressão máxima do poder judiciário, não pode interferir no Legislativo e no Executivo. É assim que as coisas funcionam e devem funcionar.”

Sem citar o nome de Bolsonaro, Pacheco destacou que o Brasil ainda não superou completamente a pandemia e criticou o negacionismo da ciência na questão da Covid-19.

“Não dá para pregar o não uso de máscaras, não dá pra pregar a não vacinação, não dá para termos de novo problemas de leitos de UTI, de insumos para pessoas que estão sedadas. Nós temos de nos preparar”, disse.

Na disputa por um espaço na chamada terceira via, Pacheco voltou a reclamar da polarização política no Brasil. Ao falar de populismo judicial, fez uma crítica velada ao ex-juiz Sergio Moro, que também ensaia uma candidatura ao Planalto.

“Nós temos de tratar a Justiça da forma como ela deve ser: com imparcialidade, com independência e com discrição. Juiz tem de julgar de acordo com o fato e com a prova, e não com apelo popular, não pelo movimento, às vezes midiático, em relação a determinadas causas. A isenção é fundamental ao poder Judiciário”, afirmou.

Após enumerar o que considera grandes feitos do Congresso brasileiro nos últimos seis anos, como as reformas trabalhista e da Previdência, Pacheco arrancou aplausos do público ao falar da ausência de um planejamento estratégico de longo prazo para o país.

“O Brasil peca muito pela falta de planejamento . Eu me ressinto muito até pela falta de um ministério do Planejamento atualmente, que possa planejar ações de governo e possa compreender onde nós estaremos daqui a um ano, onde nós estaremos daqui a 50 anos”, completou.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf