Parlamentares querem que MPF investigue offshore de Guedes

Todos os posts, Últimas notícias

FOTO: FÁBIO POZZEBOM

Os deputados Elias Vaz (PSB-GO), Lídice da Mata (PSB-BA), Bira do Pindaré (PSB-MA) e Kim Kataguiri (DEM-SP) protocolaram ontem uma representação contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, no Ministério Público Federal, por ter omitido do governo que sua filha, Paula Drumond Guedes, continuou como diretora da offshore que mantém nas Ilhas Virgens Britânicas mesmo após ele assumir o comando da pasta.

De acordo com ação encaminhada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, o chefe da equipe econômica omitiu, em declaração confidencial de informações (DCI), entregue em 11 de janeiro de 2019 à Comissão de Ética Pública do governo federal, a informação de que sua filha permaneceu na empresa mesmo após sua saída. Ele deixou o mesmo posto em dezembro de 2018 antes de assumir oficialmente o cargo de ministro.

Os parlamentares apontam que Guedes afirmou no formulário do DCI não possuir nenhum cônjuge, companheira ou parentes atuando em áreas afins à competência de seu cargo. “A offshore, todavia, atua no mercado financeiro e é dirigida por sua filha”, argumentam os parlamentares na representação.

“Como visto, ele omitiu que sua filha, Paula Drumond Guedes, é a diretora da offshore que atua no mercado financeiro. Também omitiu que sua esposa, Maria Cristina Bolívar Drumond Guedes, é sócia da Dreadnoughts International”. Os deputados classificaram a postura de omissão do ministro da Economia como “grave” por considerar que as informações deveriam passar pelo crivo da Comissão de Ética do governo “diante da possibilidade de existir conflito de interesses”.

“É crucial que o Ministério Público Federal requeira o extrato operacional da offshore junto às bolsas de valores mundiais, uma vez que nossa economia influencia nos movimentos dos ativos financeiros nacionais e internacionais. A atuação do MPF é crucial para apurar a omissão e um possível uso de informações privilegiadas”, solicitaram os parlamentares no documento que foi enviado a Aras.

A defesa do ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em nota enviada à imprensa que o chefe da equipe econômica não foi omisso sobre a permanência de sua filha como diretora da offshore que ele mantém nas Ilhas Virgens Britânicas.

Os advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso alegaram que Paula continuou na empresa por “questões meramente burocráticas de representação junto aos gestores e administradores terceirizados”. “Tal fato, há tempo, já é de conhecimento dos órgãos públicos. Não houve qualquer omissão por parte do Ministro da Economia. Pelo contrário. O ministro, voluntariamente, juntou farta documentação perante à PGR, à Comissão de Ética Pública e perante as comissões temáticas no Senado e Câmara, demonstrando que ele não é administrador desde 2018, que o veículo encontra-se sob gestão discricionária e que não houve qualquer remessa ou repatriação de ativos ao longo do período que encontra-se a frente do ME (…)”, afirmaram os advogados de Guedes.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf