Parte do PDT abandonará Ciro e vai aderir a Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: BBC

O PDT do presidenciável Ciro Gomes terá candidato a governador em meia dúzia de estados. O partido montará palanque duplo em pelo menos três. Rodrigo Neves, no Rio de Janeiro; Weverton Rocha, no Maranhão; e Edvaldo Nogueira, em Sergipe, recepcionarão também o petista Lula. Presidente do PDT, Carlos Lupi disse em entrevista ao UOL que respeita a realidade política local. “Ninguém está acorrentado no processo político”, ele declarou.

A bipolaridade estadual submete o candidato do PDT ao Planalto a um paradoxo. Ciro trabalha com a hipótese de que a pandemia e seus efeitos econômicos derreterão as pretensões eleitorais de Bolsonaro, abrindo espaço para que outro candidato dispute o segundo turno contra Lula. “Eu vou pra cima dele”, avisou Ciro em maio, referindo-se a Lula como “o maior corruptor da história brasileira.”

Desde então, os comentários de Ciro em relação a Lula e ao petismo tornam-se cada vez mais ácidos. Já tachou Lula de “falso titã”. Declarou que o PT tenta esconder “o pior da sua história: a corrupção do governo Lula e a incompetência do governo Dilma.” Afirmou que Lula “nunca pediu perdão pelos erros”. Acusou-o de fazer alianças com políticos que tramaram o impeachment de Dilma. Insinuou que Lula conspirou pela queda de sua pupila.

Ex-ministro de Lula e Dilma, Lupi absteve-se de comentar os ataques corrosivos de Ciro: “Cada um tem seu estilo de fazer campanha e de emitir suas opiniões”. Deu de ombros para a desconexão entre a pregação antipetista de Ciro e a abertura de palanques estaduais do PDT para Lula. “Na campanha da televisão vai estar o 12, número do Ciro.”

A certa altura, Lupi declarou que algo parecido já aconteceu em 2018. Mencionou o exemplo do Ceará, berço político de Ciro. O candidato a governador era o petista Camilo Santana, recordou o mandachuva do PDT. O candidato ao Senado era Cid Gomes, irmão de Ciro.

Para Lupi, Lula foi um “bom presidente”, pois “gerou muito emprego para os pobres” e “fez uma política social muito boa”. Em contrapartida, “foi também o presidente que mais fez o sistema financeiro ganhar dinheiro.” Nada que impeça o PDT de se aliar a Lula num hipotético segundo turno travado entre o candidato do PT e Bolsonaro, ou opções “adjacentes”, como Sergio Moro e João Doria.

Vai abaixo a íntegra da entrevista de Carlos Lupi. O trecho em que ele fala sobre o palanque duplo nos estados (começa em 23:37, prolongando-se até 27:52).

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf