Pesquisa com “subidinha” de Moro não quer dizer nada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sa/AFP

Além de ter que responder pelos erros cometidos na Lava Jato e a bizarrice de ter aceitado trabalhar para Jair Bolsonaro, o ex-juiz Sérgio Moro, agora candidato, precisará ralar muito – mas muito mesmo – para chegar ao segundo turno das eleições de 2022.

Basta ver a pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 22. Apesar de já aparecer como principal adversário de Lula e Bolsonaro, em terceiro lugar, Moro está a 24 pontos do petista e quase 19 atrás do atual presidente.

Se pensarmos que Moro anunciou sua candidatura no dia 10 deste mês, e a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19, o leitor poderá pensar: é uma vitória para Moro já aparecer à frente de Ciro Gomes, do PDT.

Moro nunca foi candidato. Ciro, já. Várias vezes, aliás. O ex-juiz aparece com cerca de 10 pontos, e o pedetista, que também se coloca entre Lula e Bolsonaro, com apenas 6. Analistas de pesquisas, contudo, já esperavam por este crescimento inicial.

Moro terá uma luta inglória pela frente. O primeiro é vencer o obstáculo de tirar Bolsonaro do segundo turno. Por mais inconsequente e incompetente , o presidente terá a máquina na mão nas próximas eleições.

Bolsonaro não pode ser menosprezado. Sem nenhuma estrutura, venceu a última eleição – mesmo que ela sendo atípica e um ponto fora da curva nos pleitos brasileiros pós redemocratização.

Não há espaço para Moro e Bolsonaro no segundo turno. Depois, como esta coluna mostrou, mesmo que o brasileiro queira ver o capítulo final da novela Lula x Moro, começado anos atrás, o petista tem muita chance de vencer.

A Paraná Pesquisas fez até esse cenário. Deu Lula, claro, por 40 a 29 pontos.

É difícil para Moro se sustentar. Ele vai receber chumbo pesado dos dois lados e já tem uma grande rejeição. Além de ser mais uma tentativa de um outsider para “mudar a política”.

Se for eleito, terá apoio no Legislativo? Pelo que ele mesmo disse, quer uma coalizão de “boas pessoas” até do centrão. Sabemos que não é assim que funciona no Brasil.

Outro Jânio Quadros? Outro Collor, “caçador de marajás”? Outro Bolsonaro? A única coisa que está absolutamente clara hoje é: o que Moro venha a ganhar de votos nas urnas no primeiro turno ele estará tirando de Bolsonaro.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf