Pesquisas sugerem que é melhor para Moro tentar Senado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MARCELO CAMARGO/AGENCIA BRASIL

Além da divulgação de pesquisas sobre o cenário político das eleições de 2022, a semana foi marcada pelo evento de filiação de Sérgio Moro ao Podemos. Na cerimônia, lançou-se o nome do ex-ministro como pré-candidato à presidência da República. Os números, porém, indicam um cenário adverso ao ex-juiz, mas também apontam uma alternativa além da corrida pelo Palácio do Planalto: o Senado Federal.

Uma semana antes do evento, o Paraná Pesquisas divulgou levantamento desanimador aos entusiastas da candidatura de Sérgio Moro. Para 57,7% do público não quer o ex-juiz como candidato à presidência.

Apesar disso, pesquisa Genial/Quaest divulgada no mesmo dia da filiação de Moro mostra o ex-ministro da Justiça ultrapassando Ciro Gomes (PDT) nas intenções de voto. Mesmo assim, o número não é suficiente para ir ao segundo turno contra o ex-presidente Lula (PT).

O mesmo levantamento ainda mostra que, mesmo se Sérgio Moro conseguisse um segundo turno contra Lula, o petista venceria por 57% a 22% dos votos. Mas um caminho eleitoral para o ex-juiz surge com a pesquisa Realtime/Bigdata.

De acordo com o levantamento, o ex-juiz da Lava Jato venceria com folga uma disputa ao Senado pelo estado de São Paulo em três cenários diferentes. Confira:

Cenário 1

Sérgio Moro (Podemos): 29%
Guilherme Bouloes (PSOL): 19%
José Luiz Datena (PSD): 19%
Janaína Paschoal: 8%
José Aníbal (PSDB): 1%
Branco/Nulo: 17%
Não sabe ou não respondeu: 7%
Cenário 2

Sérgio Moro (Podemos): 30%
José Luiz Datena (PSD): 17%
Eduardo Suplicy (PT): 14%
José Serra (PSDB): 8%
Abraham Weintraub (sem partido): 5%
Branco/Nulo: 18%
NS/NR: 8%
Cenário 3

Sérgio Moro (Podemos) 29%
José Luiz Datena (PSD) 18%
Márcio França (PSB): 15%
Paulo Skaf (MDB): 10%
José Aníbal (PSDB): 1%
Branco/Nulo: 18%
NS/NR: 9%

JC

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf