PGR diz que ameaças de Bolsonaro ao STF foram só um surto

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TheNews2 / Agência O Globo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) minimizou os ataques de teor golpista realizados pelo presidente Jair Bolsonaro em manifestações realizadas no dia 7 de Setembro. Em documento enviado para a ministra Cármen Lúcia, defendeu que as falas do presidente na Esplanada dos Ministérios e na Avenida Paulista foram “arroubos de retórica”.

Segundo o vice-procurador-geral Humberto Jacques de Medeiros, ao afirmar que aquele seria um ultimato ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e que não cumpriria as decisões do ministro Alexandre de Moraes, o presidente Bolsonaro não ameaçou a democracia.

“Ainda que se admita, por mera hipótese, a existência de uma “ameaça”, não foi a mesma suscetível de ser tomada a sério pelo poder “ameaçado”. Quando muito, houve um arroubo de retórica de parte do presidente da República, e foi essa, inclusive, a percepção de um membro aposentado do Supremo Tribunal Federal à época dos fatos”, escreveu o procurador.

A resposta da PGR ocorreu em um pedido protocolado no Supremo Tribunal Federal pelo deputado federal Túlio Gadelha (PDT-PE).

Segundo o vice-procurador, para ser considerada uma ameaça ao Poder Judiciário, o presidente deveria anunciar que pretendia “inflingir um mal futuro”. Segundo o procurador, Bolsonaro não ameaçou o Supremo quando disse que o tribunal poderia “sofrer aquilo que não queremos” se Luiz Fux não “enquadrasse seu poder”.

“A conduta do noticiado (…) não afrontou ou ameaçou o livre exercício do Poder Judiciário da União com o uso de qualquer violência física ou moral. A expressão “ou o chefe desse poder enquadra o seu ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos’ não significa o anúncio de um mal futuro, como requer o tipo de injusto em questão”, escreveu Jaques de Medeiros.

Segundo o procurador, não se pode descartar que o que Bolsonaro queria dizer é que o o que o Poder Judiciário poderia sofrer era um “indesejável descrédito por parte da população”.

“Não tendo havido o emprego de violência ou de ameaça, limitando-se o noticiado à imprecação verbal, ou quaisquer outras atitudes e comportamentos que não sejam aptos a anular ou dificultar significativamente a capacidade de atuação do poder constitucional, não há crime”, concluiu Humberto Jacques de Medeiros.

Os ataques de Bolsonaro ao Supremo geraram grande repercussão entre políticos e, dias depois, o presidente teve que voltar atrás. Em nota endereçada à “nação brasileira”, Bolsonaro disse que as declarações ocorreram no “calor do momento”.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf