PL é única alternativa dos Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Folhapress/VEJA

O clã Bolsonaro jogou a toalha, e já trata como inevitável a migração para o Partido Liberal de Valdemar Costa Neto.

Um dos líderes do Centrão advertiu Jair Bolsonaro e filhos parlamentares sobre o ponto sem retorno a que chegaram nas negociações com Costa Neto.

Mencionou os riscos implícitos numa eventual ruptura do acordo feito — autenticado na intensa “troca de mensagens” mencionada pelo chefe do partido em carta pública, dias atrás, quando anunciou o adiamento da filiação “de comum acordo”.

Lembrou que o Partido Liberal possui bancada de 43 deputados e 4 senadores e é sócio majoritário do Progressistas (PP) e do Republicanos no Centrão, o esteio parlamentar de Bolsonaro.

Para o clã Bolsonaro sobraram poucas e muito limitadas alternativas, em comparação ao PL. Ontem, um dos filhos parlamentares do presidente, o senador Flavio (Republicanos-RJ), caracterizou como fato consumado a migração partidária do presidente, familiares, ministros e parlamentares aliados.

“Uma parte do pessoal com o tempo amadurece, sabe que a eleição vai ser difícil e tem que ter partido grande, tempo de TV, capilaridade” — disse, em Dubai, ao repórter Felipe Frazão, do Estadão. Acrescentou: “Se fosse para o PP ia ser a mesma coisa, iam reclamar do Ciro [Nogueira, chefe da Casa Civil], se fosse o Republicanos a mesma coisa.”

Bolsonaro e Costa Neto se tornaram reféns deles mesmos. O presidente precisa de um partido estruturado para disputar a eleição de 2022, assim como o dono do PL não quer e não pode romper com o governo. Precisa de Bolsonaro para promover a expansão da bancada parlamentar — o plano é tentar chegar a 60 deputados.

Se e quando confirmada — porque imprevisibilidade é a característica do clã presidencial —, a migração deverá afetar o ministério, que será reformado em março na saída dos ministros-candidatos.

Na prática, a filiação de Bolsonaro ao PL formaliza o governo como base do Centrão, com Valdemar Costa Neto em destaque no manejo do Orçamento de 2022, ano de eleições gerais.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf