Política brasileira se deslocou para o exterior

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: – / AFP

No primeiro dia útil após o feriado da Proclamação da República, em meio a discussões importantes envolvendo governo e Congresso e ao aquecimento das articulações partidárias com vistas às eleições do ano que vem, as principais notícias políticas vieram do exterior. Não à toa: estava fora do país ontem quase toda a cúpula da República. O presidente Jair Bolsonaro cumpria, no Bahrein, a visita ao Golfo Pérsico, enquanto seu potencial rival em 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prosseguia em Paris um périplo pela Europa. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, comentaram temas da política nacional nos últimos dias durante seminário jurídico promovido em Lisboa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Além dele, os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes também estavam presentes.

O momento reflete a nova fase da pandemia, com avanço da vacinação e a liberação de mais agendas ao exterior. O Supremo não teve sessão das turmas ontem, como costuma acontecer às terças-feiras. Além dos ministros em Portugal, Luís Roberto Barroso estava nos Estados Unidos. Na Câmara, o plenário não abordou assuntos polêmicos. Enquanto Lira estava na capital portuguesa, deputados debatiam a Medida Provisória que recriou o Ministério do Trabalho, sem sobressaltos.

Mesmo fora do país, o deputado de Alagoas deu um sinal aos colegas. Voltou a defender que a Casa vote a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

No Senado, por outro lado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) retornou ao Brasil a tempo de presidir a sessão do plenário. Ele também estava em Portugal, mas bateu o ponto e colocou em pauta uma Medida Provisória que facilita a compra de vacinas durante a pandemia. Há algumas semanas, quando agendou para o fim do mês um esforço concentrado dos senadores para pautar sabatinas e votar aprovações de nomes indicados para tribunais e outros órgãos, Pacheco citou as viagens de senadores em missões oficiais como motivo para a escolha da data na última semana de novembro.

Mesmo fora do país, Bolsonaro voltou a surpreender o meio político. Fez questão de dizer que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios será importante para promover o reajuste de servidores. Ontem, no Bahrein, após inaugurar a embaixada brasileira, o presidente fechou acordo para promover tolerância e liberdade religiosa entre os governos do Brasil e do país do golfo pérsico. Em vídeo publicado em rede social, no qual exibiu o encontro com o rei Hamad Bin Isa Al Khalifa, Bolsonaro disse que a aproximação entre os países “é muito bem-vinda”.

— Temos muita coisa a oferecer um para o outro. O comércio tem crescido muito, em especial nos últimos três anos. E temos mais espaço ainda para melhor trocarmos mercadorias, para melhor atendermos nossa população — disse o presidente.

Em atividade no exterior estava também o ex-presidente Lula, líder nas pesquisas de intenção de votos para a sucessão de Bolsonaro. Na França, discursou ontem a acadêmicos do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po). No dia anterior, já havia falado ao parlamento europeu e, em Bruxelas, na Bélgica, disse que Bolsonaro “representa uma peça importante da extrema-direita mundial” e que não passa de “uma cópia malfeita de Trump”.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf